Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32602
Título: Tecnologias digitais e formação docente: vivências de uma licenciatura em matemática
Título(s) alternativo(s): Digital technologies and teacher training: experiences of a degree in mathematics
Autor(es): Freitas, Wesley Emannuel Ribeiro de
Orientador(es): Pezarico, Giovanna
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Information technology
Educational technology
Computer-assisted instruction
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 25-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FREITAS, Wesley Emannuel Ribeiro de. Tecnologias digitais e formação docente: vivências de uma licenciatura em matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Em um mundo cada vez mais digitalmente conectado, as Tecnologias Digitais (TD) têm transformado os modos de produzir e disseminar conhecimentos. Do mesmo modo, pode-se dizer que novas tensões surgiram nos estudos sobre a utilização das TD na educação durante a pandemia da COVID-19, momento histórico no qual foi possível presenciar, diante das demandas do isolamento social, a transposição do ensino presencial para o denominado Ensino Remoto Emergencial (ERE). Dessa forma, defrontando-se com contextos então anômalos, educadores se perceberam na necessidade de repensar suas práxis educativas, adaptando-se às novas contingências dada a situação pandêmica, proporcionando a construção de novos contextos e pretextos sobre a prática pedagógica de professores nos diversos níveis de ensino, atravessados por limites e possibilidades. Tais constatações implicam também em considerar vivências de estudantes de licenciatura em universidades de ensino presencial tanto no âmbito de suas formações quanto nos primeiros contatos com as salas de aulas através do estágio obrigatório, bem como, das bolsas de iniciação à docência ou residência pedagógica. Neste contexto, o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco constitui relevante espaço de estudo sobre a diversidade nas formas de uso e apropriação das TD na Educação Matemática, podendo gerar dados relevantes de análises de modo a contribuir com a Educação Matemática, com a práxis educativa de Matemática no município de Pato Branco e no estado do Paraná. Sob esse pretexto, estruturando esta pesquisa com caráter qualitativo e descritivo, foram analisadas as formas de uso e apropriação das TD como mediações no âmbito da formação de professores do Curso de Licenciatura em Matemática, no contexto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Pato Branco. Foram realizadas entrevistas e grupos focais com docentes e discentes deste respectivo curso, com a utilização de um roteiro pré-estabelecido pelo autor. Para a análise dos dados, o pesquisador utilizou das técnicas de Análise de Conteúdo, estabelecendo categorias que relacionaram o conjunto de saberes dos Conhecimentos Especializados do Professor de Matemática (MTSK) e as TD. Com esta pesquisa, foi possível observar nas manifestações de docentes e discentes de um curso de formação de professores de Matemática as transformações ocorridas na produção e disseminação de conhecimentos, tal como as novas relações estabelecidas com o uso de TD para mediação das práxis educativas.
Abstract: In an increasingly digitally connected world, Digital Technologies (DT) have transformed the ways of producing and disseminating knowledge. Likewise, it can be said that new tensions emerged in studies on the use of DT in education during the COVID-19 pandemic, a historical moment in which it was possible to witness, in the face of the demands of social isolation, the transposition of face-to-face teaching to the so-called Emergency Remote Education (ERE). Thus, faced with then anomalous contexts, educators realized the need to rethink their educational practices, adapting to the new contingencies given the pandemic situation, providing the construction of new contexts and pretexts on the pedagogical practice of teachers at different levels of education, crossed by limits and possibilities. Such findings also imply considering the experiences of undergraduate students at face-to-face teaching universities both in the context of their training and in the first contacts with classrooms through the mandatory internship, as well as teaching initiation scholarships or pedagogical residency. In this context, the Mathematics Degree course at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Pato Branco campus, is a relevant space for studying the diversity in the forms of use and appropriation of DT in Mathematics Education, and can generate relevant data for analysis in order to contribute to Mathematics Education, with the educational praxis of Mathematics in the municipality of Pato Branco and in the state of Paraná. Under this pretext, structuring this research with a qualitative and descriptive character, it aims to analyze the forms of use and appropriation of DT as mediations within the scope of teacher training of the Mathematics Degree Course, in the context of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) campus Pato Branco. Interviews and focus groups were conducted with teachers and students of this respective course, using a script pre-established by the author. For data analysis, the researcher used the techniques of Content Analysis, establishing categories that related the set of knowledge of the Specialized Knowledge of the Mathematics Teacher (MTSK) and the DT. With this research, it was possible to observe in the manifestations of teachers and students of a mathematics teacher training course the transformations that occurred in the production and dissemination of knowledge, as well as the new relationships established with the use of DT to mediate educational práxis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32602
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiasdigitaisformacaodocente.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons