Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32597
Título: | Ensino de óptica para alunos com deficiência visual: explorando o experimento de Young através do tato |
Título(s) alternativo(s): | Teaching optics to visually impaired students: exploring Young’s experiment by tactile means |
Autor(es): | Wille, Andressa |
Orientador(es): | Muller, Márcia |
Palavras-chave: | Óptica Estudantes com deficiência visual Teoria ondulatória da luz Ciência - Estudo e ensino Educação inclusiva Optics Students with visual disabilities Wave theory of light Science - Study and teaching Inclusive education |
Data do documento: | 27-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | WILLE, Andressa. Ensino de óptica para alunos com deficiência visual: explorando o experimento de Young através do tato. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | O ensino inclusivo é amparado por leis que garantem o direito fundamental à educação das pessoas com deficiência. Apesar disso, a inclusão de alunos cegos nas aulas de Física ainda é um desafio. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma sequência de ensino sobre óptica ondulatória com a utilização de materiais táteis, considerando a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky e o ciclo de aprendizagem de Kolb. Foi realizada uma revisão bibliográfica de trabalhos dos últimos 15 anos sobre ensino de Física e materiais didáticos adaptados para alunos cegos, considerando teses e dissertações, artigos da Revista Brasileira de Ensino de Física e da revista Física na Escola, e trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física. Tais produções passaram por uma análise categorial para investigar as lacunas e demandas nesta área, o que motivou a construção de artefatos táteis para o ensino do experimento de Young e conceitos de óptica ondulatória associados a ele, além da proposta de uma sequência didática baseada no uso destes materiais. A análise dos trabalhos selecionados para a revisão bibliográfica indicou que ainda existem poucas propostas para o ensino de óptica para estudantes com deficiência visual e um número muito pequeno de sequências didáticas com estratégias de ensino inovadoras. Portanto, o projeto aqui apresentado pode proporcionar aos alunos cegos uma maior autonomia e compreensão de conceitos associados a representações visuais. Além disso, pode gerar mais segurança para professores que lecionam em turmas inclusivas. |
Abstract: | Inclusive education is supported by laws that guarantee the fundamental right to education for people with disabilities. Despite this, the inclusion of blind students in physics classes is still a challenge. The goal of this work is to develop a teaching sequence about wave optics with the use of tactile materials, considering Vygotsky’s Zone of Proximal Development (ZDP) theory and Kolb’s learning cycle. A literature review of works from the last 15 years on physics teaching and didactic materials adapted for blind students was made, considering theses and dissertations, articles from the journals Revista Brasileira de Ensino de Física and Física na Escola, and works presented at the Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Física. These productions were analyzed by categories to investigate the gaps and demands in this area, which motivated the construction of tactile artifacts for teaching Young’s experiment and wave optics concepts associated with it, as well as the proposal of a didactic sequence based on the use of these materials. The analysis of the works selected for the literature review indicated that there are still few proposals for teaching optics to visually impaired students and a very small number of didactic sequences with innovative teaching strategies. Therefore, the project presented here can provide visually impaired students with greater autonomy and understanding of concepts associated with visual representations. In addition, it can generate more confidence for teachers who work in inclusive classes. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32597 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinoopticadeficienciavisual.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons