Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Caio Luiz Escobar dos-
dc.date.accessioned2023-10-03T21:03:40Z-
dc.date.available2023-10-03T21:03:40Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Caio Luiz Escobar dos. Resolução de problemas no ensino médio através de sistemas lineares com o auxilio do Geo Gebra. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32596-
dc.descriptionAcompanha: Proposta de sequência didática para o ensino de sistemas linearespt_BR
dc.description.abstractIn the present research we present a study on problem solving focusing on systems of linear equations. The proposal suggests a didactic sequence that can be worked on in high school classes, specifically in the 2nd and 3rd years. Initially, the text addressed a brief reflection on mathematical modeling and teaching of the linear system, highlighting the great importance of these contents in the various areas of human behavior, notably within the area of exact sciences. Definitions and main concepts about linear system and. their applicability were presented. The study will have its emphasite on the geometric interpretation of each equation that constitutes the system, for which the Geo Gebra software will be used, which allows a spatial view of the equations and their geometric interpellations, making a more consistent assimilation by the students. We will apply a methodology that approaches the Geometric aspects exploring the existing relationships between the system and the relative positions of the straight lines that represent the equations as well as the relationships between the results obtained from the coefficients. Field research was carried out in a state public school Orlando Drumond Murgel Engineer in the city of Presidente Epitácio - SP, initially with 30 students. It is expected that this research to elaborate, at the end, an educational product in the form of an E-book with all the activities developed during the work and that will help new teachers when they are going to deal with the content of linear system in their classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectSistemas Linearespt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectLinear systemspt_BR
dc.subjectMathematics (High School)pt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.titleResolução de problemas no ensino médio através de sistemas lineares com o auxilio do Geo Gebrapt_BR
dc.title.alternativeSolving problems in high school through linear systems with the help of Geo Gebrapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNa presente pesquisa apresentamos um estudo sobre resolução de problemas focando os sistemas de equações lineares. A proposta sugere uma sequência didática que pode ser trabalhada em turmas do Ensino Médio, especificamente nos 2º e 3º anos. Inicialmente o texto abordou uma breve reflexão sobre modelagem matemática e ensino de sistemas lineares, destacando-se a grande importância destes conteúdos perante as diversas áreas do comportamento humano notadamente dentro da área de exatas. Foram apresentados as definições e os principais conceitos acerca dos sistemas lineares e a sua aplicabilidade. O estudo terá sua ênfase voltada para a interpretação geométrica de cada equação que constituem o sistema, para tanto serão utilizados o software GeoGebra que permite uma visão espacial das equações suas interpelações geométricas tornando uma assimilação mais consistente pelos alunos. Iremos aplicar uma metodologia que aborde os aspectos geométricos explorando as relações existentes entre o sistema e as posições relativas das retas planos que representam as equações bem como as relações entre os resultados obtidos dos coeficientes. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Estadual Orlando Drumond Murgel Engenheiro na cidade de Presidente Epitácio - SP. Inicialmente contava com 30 estudantes. Espera-se com esta pesquisa elaborar ao final um produto educacional com forma de E-book com todas as atividades desenvolvidas no decorrer do trabalho e que auxiliar novos professores quando forem tratar do conteúdo de sistemas lineares em suas aulas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2690-3692pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9042133983726847pt_BR
dc.contributor.advisor1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee1Ashtiani, Alireza Mohebi-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2579-3759pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662pt_BR
dc.contributor.referee2Sturion, Leonardo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Rogério Mendonca-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290091048934397pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resolucaosistemaslinearesgeogebra.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
resolucaosistemaslinearesgeogebra_produto.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons