Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32595
Título: Prática metodológica: jogo e brincadeira (JOB) na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na formação de licenciandos em química
Título(s) alternativo(s): Methodological practice: game and play (GAP) from the perspective of problem-based learning (PBL) in the training of chemistry undergraduates
Autor(es): Pereira Junior, Marcio
Orientador(es): Figueiredo, Márcia Camilo
Palavras-chave: Professores - Formação
Aprendizagem ativa
Aprendizagem baseada em Problemas
Jogos no ensino de química
Teachers, Training of
Active learning
Problem-based learning
Data do documento: 23-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PEREIRA JUNIOR, Marcio. Prática metodológica: jogo e brincadeira (JOB) na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na formação de licenciandos em química. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: É notório que formar profissionais da educação para trabalhar e sanar as demandas do século XXI têm exigido mais empenhos por causa de rápidas mudanças científicas e tecnológicas, que trazem consigo novas demandas, tecnologias, temáticas, entre outros. Esse cenário tem exigido concomitantemente de trabalhadores de universidades que ofertam licenciaturas, constantes estudos, pesquisas, reflexões, diálogos e mudanças em suas práticas pedagógicas. Diante o cenário, formulou-se o problema de pesquisa na forma de pergunta: Que importância tem a proposta do ebook - Prática metodológica: jogo e brincadeira (JOB) na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (ABP), para a formação inicial de Licenciandos em Química? Em busca de respostas, o objetivo de pesquisa foi elaborar, aplicar e analisar os resultados do ebook - “Prática metodológica: Jogo e brincadeira (JOB) na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (ABP)”, para a formação de Licenciandos em Química. Para isso, foi realizado a construção de um e-book, a fim de oportunizar o conhecimento teórico e metodológico quanto a temática de jogos, brinquedos, brincadeiras, atividades lúdicas e sobre a metodologia ativa Aprendizagem baseada em Problemas (ABP), assim como, o estudo tecnológico da plataforma de reunião butter.us e do software ChemSketch, para a construção de um JOBQUÍM. A presente pesquisa foi de cunho qualitativo, de natureza básica e aplicada, do tipo exploratória e explicativa, pois suas características contribuem para os objetivos elencados (GIL, 2019). Os participantes da pesquisa foram 08 alunos do curso de licenciatura em química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram um questionário inicial, questionários avaliativos para os grupos 01, 02 e 03, questionário individual e um final, encaminhados via formulário Google. Os dados foram analisados e categorizados, de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2016). Os estudos do e-book foram importantes para a formação de Licenciandos em Química em vários aspectos teóricos, conceituais e metodológicos, como aprender a diferenciar o que é jogo, brincadeira, brinquedo e atividades lúdicas, conhecer a importância da metodologia ativa - aprendizagem baseada em problemas, entender as etapas da prática metodológica: JOB na perspectiva da ABP, construir em grupos colaborativos um JOBQUÍM. Os resultados evidenciam que o produto educacional oportunizou ainda, saberes de como elaborar problemas, para tornar aulas mais divertidas, dinâmicas, motivadoras e que propicie o aluno a ser o protagonismo e o professor o mediador durante o processo de ensino e de aprendizagem. Portanto, o produto educacional tem forte potencial, porque pode ser adaptado e utilizado em cursos de formação inicial e continuada docente, e por profissionais de todos os níveis de educação.
Abstract: It is notorious that training education professionals to work and meet the demands of the 21st century has required more efforts because of rapid scientific and technological changes, which bring with them new demands, technologies, themes, among others. This scenario has concomitantly required workers from universities that offer degrees, constant studies, research, reflections, dialogues and changes in their pedagogical practices. In view of the scenario, the research problem was elaborated in the form of a question: What is the importance of the ebook proposal - Methodological practice: game and play (JOB) from the perspective of problem-based learning (ABP), for the initial training of chemistry undergraduates? In search of answers, the research objective was to elaborate, apply and analyze the results of the ebook - "Methodological practice: Game and play (JOB) from the perspective of problem-based learning (PBL)", for the training of chemistry undergraduates. For this, the construction of an e-book was carried out, in order to provide theoretical and methodological knowledge on the theme of games, toys, games, playful activities and on the active methodology Problem-Based Learning (ABP), as well as the technological study of the butter.us meeting platform and ChemSketch software, for the construction of a JOBQUÍM. The present research was qualitative, of a basic and applied nature, of an exploratory and explanatory type, as its characteristics contribute to the objectives listed (GIL, 2019). The research participants were 08 students of the undergraduate course in chemistry at the Federal Technological University of Paraná, members of the Institutional Program of Scholarships for Initiation to teaching - PIBID. The instruments used to collect the data were an initial questionnaire, evaluation questionnaires for groups 01, 02 and 03, an individual questionnaire and a final questionnaire, sent via a Google form. The data were analyzed and categorized according to Bardin's content analysis (2016). The e-book studies were important for the training of chemistry undergraduates in various theoretical, conceptual and methodological aspects, such as learning to differentiate what is a game, play, toy and playful activities, knowing the importance of active methodology - problem-based learning, understanding the stages of methodological practice: JOB from a PBL perspective, building a JOBQUÍM in collaborative groups. The results show that the educational product also provided knowledge of how to develop problems to make lessons more fun, dynamic, motivating and that enable students to be the protagonists and the teacher the mediator during the teaching and learning process. Therefore, the educational product has strong potential because it can be adapted and used in initial and continuing teacher training courses, and by professionals at all levels of education.
Descrição: Acompanha: Prática metodológica: jogo e brincadeira (JOB) na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (ABP)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32595
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoaprendizagembaseadaproblemas.pdf12,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoaprendizagembaseadaproblemas_produto.pdf11,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons