Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32588
Título: | As mulheres nos Encontros de Arte Moderna de Curitiba/PR (1969-1980) |
Título(s) alternativo(s): | The women's at Encontros de Arte Moderna de Curitiba/PR (1969-1980) |
Autor(es): | Bach, Kamila Tatiana da Cruz |
Orientador(es): | Corrêa, Ronaldo de Oliveira |
Palavras-chave: | Mulheres na arte - História - Séc. XX Arte moderna - Séc. XX - História - Curitiba (PR) Artes e história - Paraná Arte - Exposições Arte conceitual Women in art - History - 20th century Art, Modern - 20th century - History - Curitiba (Brazil) Arts and history - Paraná (Brazil) Art - Exhibitions Conceptual art |
Data do documento: | 27-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BACH, Kamila Tatiana da Cruz. As mulheres nos Encontros de Arte Moderna de Curitiba/PR (1969-1980). 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Os Encontros de Arte Moderna foram eventos que aconteceram entre 1969 e 1980 num total de 11 edições, com programação em diversos espaços de Curitiba-Pr. Ao analisar estes eventos a partir da perspectiva do Dicionário de Artes Plásticas do Paraná, de Adalice Araújo (1931-2012), nota-se que a autora, ao falar dos artistas que desenvolvem suas produções nestes eventos, destaca-se um número relevante de mulheres. A mesma perspectiva não é vista em outras duas versões analisadas, o livro Festa no Vazio: Performance e contracultura nos encontros de Arte Moderna (2017), de autoria de Artur Freitas e a exposição no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Encontros de arte moderna, os conceitualismos no Paraná (2011-12), com curadoria de Fernando Bini. Assim, em torno dos temas História das mulheres e História da arte em Curitiba-PR, surge o questionamento: Na década de 1970 em Curitiba, como se constituía a circulação e atuação de mulheres nas produções do circuito artístico da cidade? A pesquisa se justifica na necessidade de desenvolver e ampliar as pesquisas na área de história das mulheres, historicamente deixadas às margens nas pesquisas de arte, e ampliar os estudos sobre história e desenvolvimento da arte em Curitiba-PR. |
Abstract: | The Encontros de Arte Moderna were events that took place between 1969 and 1980 in a total of 11 editions, with programming in different spaces of Curitiba-PR. To the analyze these events from the perspective of the Dicionário de Artes Plásticas do Paraná, de Adalice Araújo, by Adalice Araújo (1931-2012), it is noted that the author, when speaking of the artists that develop their productions in these events, there is a relevant number of women. The same perspective is not seen in the other two analyzed versions, the book Festa no Vazio: Performance e contracultura nos Encontros de Arte Moderna (2017), by Artur Freitas and the exhibition at the Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Encontros de arte moderna, os conceitualismos no Paraná (2011-12), curated by Fernando Bini. Thus, around the themes History of women and History of art in Curitiba-PR, the question arises: In the 1970s in Curitiba, how the circulation and performance of women in the productions of the artistic circuit of the city? The research is justified by the need to develop and expand research in the area of women’s history, historically left to the margins in art research, and to expand studies on history and art development in Curitiba-PR. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32588 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mulheresencontrosartemoderna.pdf | 4,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons