Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32582
Título: | Atividades matemáticas para o Ensino Fundamental II: os alunos da escola do campo da região oeste do Estado do Paraná e a produção de tilápias |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical activities for Elementary Education II: the students from the school of countryside in the west region of the State of Paraná and the production of tilápias |
Autor(es): | Johann, Marlon Alipio |
Orientador(es): | Andrade, Vanessa Largo |
Palavras-chave: | Educação rural Matemática - Estudo e ensino Peixes - Criação Education, Rural Mathematics - Study and teaching Fish-culture |
Data do documento: | 2-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | JOHANN, Marlon Alipio. Atividades matemáticas para o Ensino Fundamental II: os alunos da escola do campo da região oeste do Estado do Paraná e a produção de tilápias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2021. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo a elaboração de atividades matemáticas voltadas para alunos da escola do campo. Dentro da abrangência da educação do campo está a agricultura familiar, e devido ao cultivo de peixes ser muito presente na região Oeste do estado do Paraná, o tema escolhido foi a produção de tilápias. Há várias publicações sobre a área da educação do campo, porém poucas voltadas às práticas pedagógicas neste contexto. Deste modo, as atividades tiveram origem a partir da busca por fontes bibliográficas com tema relacionado à Educação do Campo – artigos e trabalhos que apresentam atividades desenvolvidas com alunos da escola do campo, e que nos apoiaram no sentido de organizarmos as nossas atividades distintas das já elaboradas e desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental II. A Modelagem Matemática estará presente como alternativa pedagógica para uso na sala de aula. Nossa pesquisa terá teor qualitativo e exploratório. Esperamos, com esta proposta, contribuir com ideias de atividades para professores de Matemática, mais especificamente, para aqueles que atuam com alunos em escolas do campo, por não haver material didático voltado para a agricultura familiar. |
Abstract: | The present research aims to develop mathematical activities for students from countryside schools. Within the scope of rural education is the family farming, and because fish farming is very present in the western region of the state of Paraná, the theme chosen was the production of Tilapia. There are several publications on the field education area, but few focused on pedagogical practices in this context. Thus, the activities originated from the search for bibliographic sources with themes related to countryside education - articles and works that present activities developed with students from country schools, and that supported us in the sense of organizing our activities different from the ones already developed with students from middle school. Mathematical Modeling will be present as a pedagogical alternative for use in the classroom. Our research will have a qualitative and exploratory content. We hope, with this proposal, to contribute with ideas of activities for mathematics teachers, more specifically, for those who work with students in rural schools, since there is no didactic material focused on this aspect of countryside education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32582 |
Aparece nas coleções: | TD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
escolacampomatematicatilapias.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons