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Título: Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego
Autor(es): Silva, Isabela Borges dos Santos
Orientador(es): Paula, António Miguel Verdelho
Palavras-chave: Estradas - Projetos e construção
Estradas - Levantamento
Estradas de cascalho
Roads - Design and construction
Roads - Surveying
Roads, Gravel
Data do documento: 16-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: SILVA, Isabela Borges dos Santos. Análise comparativa de métodos de dimensionamento de estradas de baixo volume de tráfego. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.
Resumo: A malha rodoviária é um importante aspecto no desenvolvimento econômico, social e cultural de um país. É responsável por ligar áreas rurais e urbanas e por permitir o deslocamento de pessoas e produtos por todo o território terrestre. Estradas não pavimentadas geralmente são uma evolução das trilhas e dos caminhos de terras precários, caracterizadas pelo baixo custo de implementação e por tolerar grandes deformações. Devido a sua importância, é essencial que essas estradas sejam estudadas e projetadas de forma adequada e eficaz para que possam atender as necessidades dos usuários e garantir um tráfego confortável e seguro. Com o objetivo de melhorar as condições das estradas de baixo volume de tráfego (EBVT) não pavimentadas, este trabalho apresenta um comparativo entre três métodos diferentes de dimensionamento. O primeiro método refere-se ao Manual ERA (2011) que utiliza as variáveis CBR e tráfego para o dimensionamento. A segunda metodologia corresponde ao método Austroads (2009) que também faz uso das variáveis CBR e tráfego para o dimensionamento. Por fim o Manual FCE (Brito, 2011) que utiliza apenas a classificação do solo, consequentemente o valor de CBR, para determinar a espessura da camada de base da estrada. Para a aplicação das metodologias referidas, uma estrada localizada na região do parque natural de Montesinho, responsável por assegurar o acesso entre duas barragens que abastecem o distrito de Bragança, foi alvo do estudo. Por meio de ensaios laboratoriais e “in situ” realizados por Cabette (2018) e Freitas (2019) foi possível estimar algumas características físicas e mecânicas sobre a estrutura da estrada e, assim, determinar a espessura da camada de base necessária para as condições aplicadas. A espessura da camada de base dimensionada pelos três métodos foi similar, variando de 10 – 15 cm de espessura. Após um estudo de sensibilidade das variáveis de entrada das metodologias apresentadas, chegou-se à conclusão de que para o Manual ERA (2011) a variável tráfego é a mais sensível, enquanto que para o método Austroads (2009) a variável mais sensível é o valor de CBR, e em relação ao Manual FCE (Brito, 2011) a resistência do material específico do subleito e o valor de CBR são as variáveis mais sensíveis.
Abstract: The road network is an important aspect of a country’s economic, social and cultural development. It is responsible for connecting rural and urban areas and for allowing the movement of people and products throughout the terrestrial territory. Unpaved roads are generally an evolution of precarious trails and dirt paths, characterized by the low cost of implementation and by tolerating large deformation. Due to their importance, it is essential that those roads are studied and designed in an appropriate and effective way so that they can meet the needs of users and ensure comfortable and safe traffic. In order to improve the conditions of the unpaved low traffic roads, this work presents a comparison between three different design methods. The first method refers to the ERA Manual (2011) which uses the CBR and traffic variables for the design. The second methodology corresponds to the Austroads method (2009) which also makes use of the CBR and traffic variables for the design. Finally, the FCE Manual (Brito, 2011) which uses only the soil classification, consequently the CBR value, to determine the thickness of the base layer of the road. For the application of the aforementioned methodologies, a road located in the Montesinho natural park region, responsible for ensuring access between two dams that supply the district of Bragança, was the target of the study. Through laboratory and “in situ” tests carried out by Cabette (2018) and Freitas (2019) it was possible to estimate some physical and mechanical characteristics on the road structure and thus determine the thickness of the base layer required for the applied conditions. The thickness of the layer designed by the three methods was similar, ranging from 10 – 15 cm in thickness. After a sensitivity study of the input variables of the presented methodologies, it was conclude that for the ERA Manual (2011) the traffic variable is the most sensitive, while for the Austroads method (2009) the most sensitive variable is the CBR value, and in relation to the FCE Manual (Brito, 2011) the resistance of the specific subgrade material and the CBR value are the most sensitive variables.
Descrição: O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32560
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