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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32553
Título: | Análise de geometria de suspensão duplo “A” dianteira para protótipo off-road |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of double wishbone front suspension geometry for off-road prototype |
Autor(es): | Bevilaqua, Matheus |
Orientador(es): | Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello |
Palavras-chave: | Automóveis - Molas e suspensão Veículos off-road Geometria Automobiles - Springs and suspension Off-road vehicles Geometry |
Data do documento: | 16-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | BEVILAQUA, Matheus. Análise de geometria de suspensão duplo “A” dianteira para protótipo off-road. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a geometria de suspensão dianteira duplo A para um veículo off-road de competição. A suspensão duplo A é uma configuração independente de braços sobrepostos, que geralmente apresenta um formato similar a um "A". O estudo teve início com uma revisão bibliográfica que descreveu as principais características desse tipo de suspensão. Em seguida, foram apresentados os principais componentes da suspensão e as geometrias que serão utilizadas no desenvolvimento específico para o veículo em questão. Posteriormente, foi realizado o modelamento da suspensão proposta utilizando o software MSC Adams Car. O estudo envolveu a criação do modelo e a realização de análises dinâmicas do sistema. As avaliações foram baseadas nos parâmetros de cambagem, bump steer e geometria Ackermann. O objetivo foi analisar e otimizar os diferentes aspectos da suspensão dianteira duplo A, buscando melhorar o desempenho do veículo off-road de competição. As análises realizadas no software MSC Adams Car forneceram informações importantes sobre o comportamento do sistema, possibilitando a identificação de possíveis ajustes e aprimoramentos na geometria para chegar em um resultado com bons ganhos de camber, alta porcentagem de ackermann e baixo bump steer. |
Abstract: | The present work aimed to carry out a study on the double A front suspension geometry for a competition off-road vehicle. The double A suspension is an independent configuration of overlapping arms, which generally has a shape similar to an "A". The study began with a literature review describing the main characteristics of this type of suspension. Next, the main components of the suspension and the geometries that will be used in the specific development for the vehicle in question were presented. Subsequently, the proposed suspension was modeled using the MSC Adams Car software. The study involved creating the model and conducting dynamic analyses of the system. The evaluations were based on the parameters of camber, bump steer, and Ackermann geometry. The objective was to analyze and optimize the different aspects of the double A front suspension, aiming to improve the performance of the competition off-road vehicle. The analyses performed in the MSC Adams Car software provided important information about the system's behavior, enabling the identification of possible adjustments and enhancements in the geometry to achieve a result with good camber gains, a high percentage of Ackermann, and low bump steer. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32553 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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