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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32539
Título: | Análise da deformação permanente de misturas asfálticas com granulometria determinada pela faixa de agregados dominantes |
Título(s) alternativo(s): | Analsys of the permanent deformation of asphalt mixtures with granulometry determined by the dominant aggregate range |
Autor(es): | Simões, Gabriel Luís |
Orientador(es): | Santos, Eliana Fernandes dos |
Palavras-chave: | Pavimentos flexíveis Pavimentos - Defeitos Agregados (Materiais de construção) Pavements, Flexible Pavements - Defects Aggregates (Building materials) |
Data do documento: | 22-Nov-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | SIMÕES, Gabriel Luís. Análise da deformação permanente de misturas asfálticas com granulometria determinada pela faixa de agregados dominantes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. |
Resumo: | A deformação permanente em trilha de roda da camada de revestimento é um dos principais defeitos dos pavimentos flexíveis pois além de causar uma deterioração acelerada da estrutura, reduz a segurança do usuário. A granulometria da mistura asfáltica está entre os principais agentes causadores deste defeito, uma vez que os agregados minerais constituem aproximadamente 95% de sua composição. Assim, com o objetivo de promover uma maior resistência às deformações plásticas no revestimento, além das propriedades do ligante asfáltico, é necessário conhecer as características dos agregados e elaborar composições granulométricas que apresentem um bom intertravamento de partículas proporcionando misturas mais resistentes. O método da Faixa de Agregados Dominantes (FAD), permite, a partir dos parâmetros Porosidade FAD e Fator de Ruptura (FR), avaliar as granulometrias de modo que se confirme uma interação entre os agregados, resultando em uma melhor resposta da mistura asfáltica frente à deformação permanente. Nesse trabalho, considerando o Método da Faixa de Agregados Dominantes, foram elaboradas diferentes faixas granulométricas e confeccionadas misturas asfálticas que foram submetidas a ensaios de deformação permanente por equipamento simulador de tráfego. Os resultados obtidos revelaram que a Faixa de Agregados Dominantes (FAD) é uma importante ferramenta para avaliar e selecionar granulometrias de misturas asfálticas, permitindo analisar o intertravamento de partículas e relacionando-o com a resistência à deformação permanente. |
Abstract: | The permanent deformation of the coating layer in wheel tracks is one of the main defects of flexible pavements because, in addition to causing an accelerated deterioration of the structure, it reduces the user's safety. The asphalt mixture granulometry is among the main agents causing this defect, since the mineral aggregates constitute approximately 95% of its composition. Thus, in order to promote greater resistance to plastic deformations in the coating, in addition to the properties of the asphalt binder, it is necessary to know the characteristics of the aggregates and develop granulometric compositions that present a good interlocking of particles, providing more resistant mixtures. The method of The Dominant Aggregates Size Range (DASR) allows, from the parameters Porosity DASR and Disruption Factor (DF), to evaluate the granulometries in order to confirm an interaction between the aggregates, resulting in a better response of the asphalt mixture against to permanent deformation. In this work, considering the Dominant Aggregates Band Method, different granulometric bands were elaborated and asphalt mixtures were prepared, which were submitted to permanent deformation tests by a traffic simulator equipment. The results obtained revealed that The Dominant Aggregates Size Range (DASR) is an important tool to evaluate and select the granulometries of asphalt mixtures, allowing the analysis of the interlocking of particles and relating it to the resistance to permanent deformation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32539 |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
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