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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32530
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Moreno, Bruno Tebecherani | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-27T18:54:10Z | - |
dc.date.available | 2023-09-27T18:54:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
dc.identifier.citation | MORENO, Bruno Tebecherani. Avaliação por simulação do impacto de "cruising for parking" no tráfego urbano de Curitiba. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32530 | - |
dc.description.abstract | Recently, the term smart city has received attention from different research groups. In Computing, information and communication technologies have been used to evaluate various aspects of city life. Particularly, smart mobility seeks to implement actions to offer better commuting services in the city using data from the urban environment. Cruising for parking is a phenomenon caused by the search for parking spaces in urban areas. Studies in the literature show that this phenomenon varies throughout the day and corresponds to about 13% to 20% of a city’s traffic. This master’s thesis evaluates the effects of cruising for parking on urban traffic in Curitiba by simulation. A simulation model is developed in the commercial traffic simulation package PTV VISSIM, including a proposed parking algorithm. The Institute of Research and Urban Planning of Curitiba (IPPUC) previously conceived part of this model. The results show impacts on trip delay, average speed, and number of vehicle stops for different scenarios characterized by the number of vehicles looking for parking in relation to the normal flow of vehicles. Public managers can use these results in the planning of parking spaces of urban areas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Tráfego urbano | pt_BR |
dc.subject | Cidades inteligentes | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Trânsito - Fluxo - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Estacionamento de automóveis | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | City traffic | pt_BR |
dc.subject | Smart cities | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Traffic flow - Curitiba (Brazil) | pt_BR |
dc.subject | Computer simulation | pt_BR |
dc.subject | Automobile parking | pt_BR |
dc.subject | City planning - Curitiba (Brazil) | pt_BR |
dc.title | Avaliação por simulação do impacto de “cruising for parking” no tráfego urbano de Curitiba | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluating the impact of cruising for parking on curitiba urban traffic by simulation | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Recentemente, o termo “smart city” tem recebido atenção de grupos de pesquisa de diferentes áreas. Na Computação, as tecnologias de informação e comunicação têm sido usadas para avaliar diferentes aspectos da vida nas cidades. Particularmente, a mobilidade inteligente procura implementar ações para oferecer melhores serviços de deslocamento na cidade usando dados do ambiente urbano. O “cruising for parking” é um fenômeno causado pela procura de vagas de estacionamento em áreas urbanas. Trabalhos da literatura mostram que esse fenômeno varia ao longo do dia e corresponde a cerca de 13% a 20% do tráfego de uma cidade. Esta dissertação de mestrado avalia por simulação os efeitos de “cruising for parking” no tráfego urbano de Curitiba. Para tanto, um modelo de simulação é desenvolvido no pacote comercial de simulação de tráfego PTV VISSIM, incluindo um algoritmo proposto de procura por vagas. Parte deste modelo foi concebido preliminarmente pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Os resultados mostram impactos no atraso de viagem, velocidade média e número de paradas dos veículos para diferentes cenários caracterizados pelo número de veículos que procuram por vagas em relação ao fluxo normal de veículos. Estes resultados podem ser utilizados por gestores públicos no planejamento de vagas de estacionamento na área urbana. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-2618-5766 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9986248386390924 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lüders, Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6483-4694 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5158617067991861 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Keiko Verônica Ono | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-4685-299X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8827013568855482 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lüders, Ricardo | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-6483-4694 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5158617067991861 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silveira, Semida | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-7123-1824 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | . | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia Elétrica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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