Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32530
Título: Avaliação por simulação do impacto de “cruising for parking” no tráfego urbano de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Evaluating the impact of cruising for parking on curitiba urban traffic by simulation
Autor(es): Moreno, Bruno Tebecherani
Orientador(es): Lüders, Ricardo
Palavras-chave: Tráfego urbano
Cidades inteligentes
Sustentabilidade
Trânsito - Fluxo - Curitiba (PR)
Simulação (Computadores)
Estacionamento de automóveis
Planejamento urbano - Curitiba (PR)
City traffic
Smart cities
Sustainability
Traffic flow - Curitiba (Brazil)
Computer simulation
Automobile parking
City planning - Curitiba (Brazil)
Data do documento: 15-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MORENO, Bruno Tebecherani. Avaliação por simulação do impacto de "cruising for parking" no tráfego urbano de Curitiba. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Recentemente, o termo “smart city” tem recebido atenção de grupos de pesquisa de diferentes áreas. Na Computação, as tecnologias de informação e comunicação têm sido usadas para avaliar diferentes aspectos da vida nas cidades. Particularmente, a mobilidade inteligente procura implementar ações para oferecer melhores serviços de deslocamento na cidade usando dados do ambiente urbano. O “cruising for parking” é um fenômeno causado pela procura de vagas de estacionamento em áreas urbanas. Trabalhos da literatura mostram que esse fenômeno varia ao longo do dia e corresponde a cerca de 13% a 20% do tráfego de uma cidade. Esta dissertação de mestrado avalia por simulação os efeitos de “cruising for parking” no tráfego urbano de Curitiba. Para tanto, um modelo de simulação é desenvolvido no pacote comercial de simulação de tráfego PTV VISSIM, incluindo um algoritmo proposto de procura por vagas. Parte deste modelo foi concebido preliminarmente pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Os resultados mostram impactos no atraso de viagem, velocidade média e número de paradas dos veículos para diferentes cenários caracterizados pelo número de veículos que procuram por vagas em relação ao fluxo normal de veículos. Estes resultados podem ser utilizados por gestores públicos no planejamento de vagas de estacionamento na área urbana.
Abstract: Recently, the term smart city has received attention from different research groups. In Computing, information and communication technologies have been used to evaluate various aspects of city life. Particularly, smart mobility seeks to implement actions to offer better commuting services in the city using data from the urban environment. Cruising for parking is a phenomenon caused by the search for parking spaces in urban areas. Studies in the literature show that this phenomenon varies throughout the day and corresponds to about 13% to 20% of a city’s traffic. This master’s thesis evaluates the effects of cruising for parking on urban traffic in Curitiba by simulation. A simulation model is developed in the commercial traffic simulation package PTV VISSIM, including a proposed parking algorithm. The Institute of Research and Urban Planning of Curitiba (IPPUC) previously conceived part of this model. The results show impacts on trip delay, average speed, and number of vehicle stops for different scenarios characterized by the number of vehicles looking for parking in relation to the normal flow of vehicles. Public managers can use these results in the planning of parking spaces of urban areas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32530
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
simulacaoimpactotrafegourbano.pdf6,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons