Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32521
Título: | Proposição de sequência didática com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente para o tema eletroquímica no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Proposal of didactic sequence with a focus on science, technology, society and environment for the theme electrochemistry in high school |
Autor(es): | Lima, Fernanda Gomes Figueiredo de |
Orientador(es): | Costa Junior, Ismael Laurindo |
Palavras-chave: | Eletroquímica Química Ensino - Metodologia Electrochemistry Chemistry Teaching - Methodology |
Data do documento: | 21-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | LIMA, Fernanda Gomes Figueiredo de. Proposição de sequência didática com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente para o tema eletroquímica no ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | O ensino de conceitos de eletroquímica na Educação Básica apresenta muitos obstáculos para a compreensão, por requerer uma linguagem química mais elaborada e matematizada que em muitos contextos acaba não entendida pelos estudantes. Diante disso, a abordagem desse tema sob a perspectiva do movimento ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) e a utilização dos três momentos pedagógicos (3MPs) pode contribuir para uma melhor abordagem e contextualização. O objetivo dessa pesquisa foi a elaboração de uma Sequência Didática (SD) sob estes vieses, onde buscou-se proporcionar aos alunos o conhecimento científico sobre a eletroquímica com senso crítico e responsabilidade ambiental para o tópico de pilhas e baterias. A metodologia de elaboração da SD envolveu conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais articulados com atividades problematizadoras por meio dos 3MPs. Como resultado, foi construída uma SD para a sistematização dos conteúdos de eletroquímica com ênfase em pilhas. As principais estratégias usadas foram a experimentação e a aula expositivo-dialogada. A testagem do material elaborado ocorreu no contexto do estágio supervisionado da autora, configurando uma pesquisa-ação, onde pode-se concluir que a SD contribuiu para uma abordagem menos tradicional dos conceitos de eletroquímica e possibilitou a participação ativa dos estudantes durante a implementação, seguindo a proposta dos 3MPs. A pesquisa obteve resultados positivos, com uma sequência didática de fácil adaptação, podendo ser aplicada em diferentes contextos. |
Abstract: | The teaching of electrochemistry concepts in Basic Education presents many obstacles to understanding, as it requires a more elaborate and mathematized chemical language that, in many contexts, ends up not being understood by students. Therefore, approaching this topic from the perspective of the science, technology, society and environment movement (CTSA) and the use of the three pedagogical moments (3MPs) can contribute to a better approach and contextualization. The objective of this research was the elaboration of a Didactic Sequence (DS) under these biases, with which it sought to provide students with scientific knowledge about electrochemistry with a critical sense and environmental responsibility for the topic of batteries. The SD elaboration methodology involved factual, procedural and attitudinal contents articulated with problematizing activities through the 3MPs. As a result, an SD was built for the systematization of electrochemistry contents with an emphasis on batteries. The main strategies used were readings and discussion of texts, expository- dialogue class and. The testing of the elaborated material took place in the context of the author's supervised internship, configuring an action research, where it can be concluded that DS contributed to a less traditional approach to electrochemistry concepts and enabled the active participation of students during implementation, following the proposal of the 3MPs. The research obtained positive results, with an easy-to-adapt didactic sequence that can be applied in different contexts. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32521 |
Aparece nas coleções: | MD - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
proposicaosequenciadidaticaenfoque.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons