Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLoof, Karenine-
dc.date.accessioned2023-09-27T15:15:47Z-
dc.date.available2023-09-27T15:15:47Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationLOOF, Karenine. Elaboração de jogo como proposta para contextualização da educação ambiental no ensino da química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32518-
dc.description.abstractEnvironmental Education is a very relevant topic in the current context, as it is observed in recent news from different locations that the consequences ok human actions are causing different types of disorders from different locations that the consequences of human actions are causing different types of disorders from an environmental point of view. In this outline, it can be considered as an example of multidisciplinary, since the study of environmental chemistry science in the school contest refers to a relationship of great importance for economic and social development. Environmental Education when mentioned in the school environment, in an integrated way, aims behind the quality of life and issues of recycling and preservation of the environment, to make the student include that the environment in which he is inserted and lives must be preserved physically, socially, morally, economically, culturally, among others. Still bringing the current approach to education in Brazil, several methodologies have been used in teaching, a fact due to the last events experienced in which remote teaching, a fact due to the last events experienced in which remote teaching was necessary, and that currently these tools continue to be used. However, the ludic is still present and necessary in several activities, causing the student to be instigated to use the material presented to develop a certain activity and thus assimilate and memorize it is content. Therefore, with the a of awakening the student’s interest by relating the content to a differentiated activity, the present work aims to develop a game focusing on Environmental Education in Chemistry Teaching aiming to contextualize the theme in a more instigating way, providing a better understanding of the students from their relationships with the environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleElaboração de jogo como proposta para contextualização da educação ambiental no ensino da químicapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a game as a proposal for contextualizing environmental education in the teaching of chemistrypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental é um tema bastante relevante no contexto atual, pois observa-se nas recentes notícias de diferentes localidades que as consequências das ações humanas estão causando diferentes tipos de desordens do ponto de vista ambiental. Neste delineamento, pode-se considerá-la como um exemplo de multidisciplinariedade, pois o estudo da ciência química ambiental no contexto escolar remete-se a uma relação de grande importância para o desenvolvimento econômico e social. A Educação Ambiental ao ser mencionada no ambiente escolar, de forma integradora, visa além da qualidade de vida e as questões de reciclagem e preservação do meio ambiente, fazer com que o aluno identifique que o ambiente no qual ele está inserido e vive deve ser preservado de forma física, social, moral, econômica, cultural entre outras. Ainda trazendo a abordagem atual da educação no Brasil, tem-se utilizado diversas metodologias no ensino, fato este devido aos últimos acontecimentos vivenciados em que foi necessário o ensino de forma remota, e que atualmente essas ferramentas continuam sendo utilizadas. No entanto, o lúdico ainda se faz presente e necessário em diversas atividades, fazendo com que o aluno seja instigado a utilizar o material apresentado para desenvolver determinada atividade e assim assimilar e memorizar seu conteúdo. Portanto com o intuito de despertar o interesse do aluno relacionando o conteúdo junto a uma atividade diferenciada, o presente trabalho objetivou desenvolver um jogo tendo como foco a Educação Ambiental no Ensino da Química visando contextualizar o tema de forma mais instigante, propiciando uma melhor compreensão dos educandos de seu espaço enquanto cidadãos e suas relações com o meio ambiente.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Pires, Emerson Luis-
dc.contributor.referee3Bocardi, Juliane Maria Bergamin-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elaboracaojogopropostacontextualizacao.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons