Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32498
Título: A incorporação dos gêneros digitais nas propostas de redação nos concursos vestibulares da UNICAMP
Título(s) alternativo(s): The Incorporation of digital genres in the writing proposals in UNICAMP's college entrance exams
Autor(es): Dal Pra, Luana Aris Stella
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Redação acadêmica
Universidades e faculdades - Vestibular
Língua portuguesa - Português escrito
Narrativa (Retórica)
Redes sociais on-line - Textos
Recursos eletrônicos de informação
Universidade Estadual de Campinas
Academic writing
Universities and colleges - Entrance examinations
Portuguese language - Written portuguese
Narration (Rhetoric)
Online social networks - Texts
Electronic information resources
Data do documento: 7-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DAL PRA, Luana Aris Stella. A incorporação dos gêneros digitais nas propostas de redação nos concursos vestibulares da UNICAMP. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Os gêneros textuais digitais fazem parte do cotidiano atual, em que o uso de meios eletrônicos, como celular, tablet e computadores se faz cada vez maior. Dessa forma, torna-se natural que diariamente estejamos produzindo textos nesses suportes, o que faz com que tais gêneros sejam de grande circulação social. Assim, compreende-se por que as escolas estão se propondo a incorporar esses formatos de textos no ensino da Língua Portuguesa. Observado esse cenário, verificamos também um movimento das comissões organizadoras de vestibular de incorporar os gêneros textuais digitais em suas provas. Esta pesquisa visa, portanto, a analisar as propostas de redação que abordam gêneros textuais digitais nos concursos vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a partir de 2019, com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, primeiramente, foram levantados os gêneros textuais exigidos nas provas de vestibular da instituição citada para averiguar de que forma os gêneros digitais se integram no contexto de produção textual no vestibular, sobretudo no que diz respeito ao conhecimento do candidato (estudante) quanto ao gênero e às características que o texto sob análise pode apresentar. Com base nos critérios de avaliação da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e nos estudos de gêneros na perspectiva sociorretórica, analisamos as redações que compõem os arquivos da Comvest com comentários da banca das provas de 2019 e 2020 e também as redações que constam nos “cadernos de redações” de 2020 e 2022, que compilam quinze textos de candidatos considerados nota alta. Buscamos observar como ocorreu a produção desses gêneros por parte dos candidatos e quais foram as expectativas da banca avaliadora, sobretudo, no que diz respeito às características que tais gêneros exigem. A partir dos estudos de Swales, Bazerman e Miller, focamos em elementos como retórica, estratégias de leitura, propósito comunicativo e tessitura textual (coesão e coerência), para verificar a estrutura os elementos linguísticos dos textos produzidos no contexto de vestibular. Com base em Marcuschi e Xavier (2010), abarcamos conceitos de gêneros digitais, e com a perspectiva dos estudos de Ribeiro (2021; 2018) fundamentamos as mudanças de produção de sentidos na era da informação, assim como a formação de leitores e autores de textos. Apesar de os elementos funcionais e formais serem ponto indissociável dos gêneros, considerando a singularidade de cada gênero, observamos que os candidatos com notas acima da média cumprem as exigências básicas que caracterizam os gêneros solicitados, o que acarreta em uma boa avaliação pela banca examinadora.
Abstract: Digital textual genres are part of everyday life, in which the use of electronic media, such as cell phones, tablets and computers, is increasing. In this way, it becomes natural that we are producing texts on these supports on a daily basis, which makes such genres of great social circulation. Thus, it is understandable why schools are proposing to incorporate these text formats in the teaching of the Portuguese language. Observing this scenario, we also noticed a movement by the organizing committees of entrance exams to incorporate digital textual genres in their tests. This research therefore aims to analyze the writing proposals that address digital textual genres in the entrance exams of the University of Campinas (Unicamp) from 2019, with the advent of the National Common Curricular Base (BNCC). For this, first, the textual genres required in the entrance exams of the aforementioned institution were raised to find out how digital genres are integrated in the context of textual production in the entrance exam, especially with regard to the knowledge of the candidate (student) regarding the genre and the characteristics that the text under analysis may present. Based on the evaluation criteria of the Permanent Commission for Unicamp Entrance Examinations (Comvest) and on gender studies from a sócio-rhetorical perspective, we analyzed the essays that make up the Comvest archives with comments from the 2019 and 2020 exams and also the essays that are included in the “newsroom notebooks” for 2020 and 2022, which compile fifteen texts by candidates considered high marks. We sought to observe how the production of these genres by the candidates occurred and what were the expectations of the evaluating board, especially with regard to the characteristics that such genres require. Based on studies by Swales, Bazerman and Miller, we focus on elements such as rhetoric, reading strategies, communicative purpose and textual texture (cohesion and coherence), to verify the structure and linguistic elements of texts produced in the context of university entrance exams. Based on Marcuschi and Xavier (2010), we cover concepts of digital genres, and with the perspective of Ribeiro’s (2021; 2018) studies, we base the changes in the production of meanings in the information age, as well as the formation of readers and authors of texts. Although the functional and formal elements are inseparable from the genres, considering the uniqueness of each genre, we observed that candidates with aboveaverage grades meet the basic requirements that characterize the requested genres, which leads to a good evaluation by the examining board.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32498
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
incorporacaogenerosdigitaisunicamp.pdf4,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons