Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32480
Título: Aplicação da metodologia ativa de aprendizagem design thinking no curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrina
Título(s) alternativo(s): Application of the active learning methodology design thinking in the production engineering course at UTFPR - Londrina Campus
Autor(es): Vasconcellos, Rayanne Cavalari Cabral de
Orientador(es): Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Engenharia de produção
Comportamento humano
Active learning
Production engineering
Human behavior
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: VASCONCELLOS, Rayanne Cavalari Cabral de. Aplicação da metodologia ativa de aprendizagem design thinking no curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrina. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Com o avanço das tecnologias, a criatividade, curiosidade e inteligência emocional são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Ao utilizar o Design Thinking em sala de aula, os alunos são encorajados a pensar de forma criativa e inovadora e encontrar soluções práticas para os desafios enfrentados pelas empresas no dia a dia. Nesse sentido, o presente trabalho, tem como objetivo principal identificar os impactos da aplicação da metodologia ativa de aprendizagem Design Thinking no curso de Engenharia de Produção da UTFPR – Campus Londrina. O estudo se concentra na disciplina de Comportamento Humano, com a temática sobre “comunicação”. Para tanto utilizou-se como metodologia científica a pesquisa-ação. Dos resultados obtidos, observou-se, através de um questionário de pesquisa de satisfação, que dos alunos participantes tiveram uma percepção de em média 42,22% de totalmente satisfatória quanto ao aspecto didático do Design Thinking e em média 37,50% considerou satisfatória a metodologia para o aprendizado. E em análise geral a média respondida foi 37,08% de totalmente satisfeitos.
Abstract: With the advancement of technologies, creativity, curiosity, and emotional intelligence are increasingly valued in the job market. By using Design Thinking in the classroom, students are encouraged to think creatively and innovatively and find practical solutions to the challenges faced by companies on a daily basis. In this regard, the present study aims to identify the impacts of applying the active learning methodology of Design Thinking in the Production Engineering course at UTFPR - Campus Londrina. The study focuses on the Human Behavior discipline, with the theme of "communication". The action research methodology was used as the scientific methodology. From the results obtained, it was observed, through a satisfaction survey, that the participating students had an average perception of 42.22% as fully satisfactory regarding the didactic aspect of Design Thinking, and on average, 37.50% considered the methodology satisfactory for learning. Overall, the average response was 37.08% as fully satisfied.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32480
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiaativadesignthinking.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons