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Título: Análise comparativa de métodos de distribuição transversal de carga em pontes em viga de madeira lamelada colada
Autor(es): Irikura, Felipe Batista
Orientador(es): Góes, Jorge Luís Nunes de
Palavras-chave: Projeto estrutural
Método dos elementos finitos
Construção de madeira
Resistência de materiais
Pontes de madeira
Structural design
Finite element method
Building, Wooden
Strength of materials
Wooden bridges
Data do documento: 4-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: IRIKURA, Felipe Batista. Análise comparativa de métodos de distribuição transversal de carga em pontes em viga de madeira lamelada colada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: Um dos objetivos de um projeto estrutural é, além de garantir a segurança e estabilidade da estrutura, buscar otimizar o dimensionamento de modo a garantir maior economia na obra, para isso deve-se conhecer quais são as ações aplicadas na estrutura, combiná-las e calcular a seção ideal. No entanto, as ações aplicadas sobre as estruturas não se dividem de forma igual em todas as suas partes e cabe ao engenheiro o trabalho de definir as combinações mais críticas à estrutura e como os carregamentos se distribuem por ela. Este trabalho apresenta o estudo da distribuição transversal de cargas na seção transversal de um modelo de ponte de MLC com vigamento múltiplo utilizando métodos analíticos e modelos computacionais. Foram verificados os métodos mais utilizados em estruturas de pontes: Engesser-Courbon, Leonhardt, Fauchart e Guyon-Massonet. Esses métodos foram então comparados com os modelos computacionais em elementos finitos (MEF), verificando suas convergências e a influência que o número de transversinas causa na distribuição dos carregamentos nas longarinas.
Abstract: One of the objectives of a structural design is, in addition to guaranteeing the safety and stability of the structure, optimizing scaling in order to guarantee greater savings in the construction, for that it is necessary to know which actions are applied in the structure and the appropriate combinations. However, the actions applied to the structures are not equally divided in all its parts and it is up to the engineer to define the most critical combinations to the structure and how the loads are distributed over it. This work presents the study of the transverse load distribution in the cross section of a glulam bridge model with multiple stringers using both analytical and computational models. The most usual methods in bridge structures were verified: Engesser-Courbon, Leonhardt, Fauchart and Guyon-Massonet, these methods were then compared with the finite element computational models (FEM), verifying their convergences and the influence that the number of diaphragms cause in the load distribution by the stringers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32462
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