Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDruzini, Selma Rodrigues
dc.date.accessioned2023-09-19T17:04:09Z-
dc.date.available2023-09-19T17:04:09Z-
dc.date.issued2023-09-01
dc.identifier.citationDRUZINI, Selma Rodrigues. Arte matematizada: possibilidades didáticas interdisciplinares para o ensino da geometria. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32428-
dc.descriptionAcompanha: Caderno de atividades: arte matematizada em obras de Tarsila do Amaral: interdisciplinaridade no ensino da geometriapt_BR
dc.description.abstractInterdisciplinary work is a teaching practice that promotes the formation of citizens, collaborating with the awakening of critical capacity, helping them in the teaching and learning process. Therefore, this research aims to develop an Activity Book that involves the Art and Mathematics Curricular Components for the continued training of basic education teachers in relation to teaching geometric concepts in an interdisciplinary way, through the use of eight works by the artist Tarsila do Amaral, aimed at teachers who work in the early years of Elementary School. The qualitative interpretative methodology was used, qualitative analytical data analysis according to Yin and data collection through the application of a practical workshop. The subjects involved in the research tested the Activity Notebook presented, where they recorded their contributions through questionnaires using the Google Forms application. The results obtained indicate that the interdisciplinary work of Art and Mathematics for Geometry Teaching is possible, showing that both curricular components are related and complement each other towards efficiency in Geometry Teaching. In addition to the activities being applicable in the classroom, easy to understand, objective, playful and providing cultural knowledge. They also registered an interest in seeking and promoting new pedagogical practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectArtes na educaçãopt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino Fundamental)pt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectArts in educationpt_BR
dc.subjectGeometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.titleArte matematizada: possibilidades didáticas interdisciplinares para o ensino da geometriapt_BR
dc.title.alternativeMathematized art: interdisciplinary teaching possibilities for the teaching the geometrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO trabalho interdisciplinar é uma prática de ensino que promove a formação do cidadão, colaborando com o despertar da capacidade crítica, ajudando-os no processo do ensino e aprendizado. Por isso, esta pesquisa traz como objetivo desenvolver um Caderno de Atividades que envolva os Componentes Curriculares Arte e Matemática para a formação continuada dos professores da educação básica em relação ao ensino dos conceitos geométricos de forma interdisciplinar, por meio da utilização de oito obras da artista Tarsila do Amaral, voltado aos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizou-se a metodologia de cunho qualitativo interpretativo, análise de dados qualitativa analítica de acordo com Yin e a coleta de dados por meio da aplicação de uma oficina prática. Os sujeitos envolvidos na pesquisa testaram o Caderno de Atividades apresentado, onde registraram suas contribuições por meio de questionários pelo aplicativo Google Forms. Os resultados obtidos apontam ser possível o trabalho interdisciplinar da Arte e Matemática para o Ensino de Geometria, evidenciando que ambos os componentes curriculares se relacionam e se complementam rumo a eficiência ao Ensino de Geometria. Além das atividades serem aplicáveis em sala de aula, de fácil compreensão, com objetividade, ludicidade e proporcionar um conhecimento cultural. Registraram também, o interesse pela busca e promoção de novas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4088-1079pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740546716561029pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Armando Paulo da
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee2Casa Grande Junior, Dirceu-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4791-3005pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7595281823269320pt_BR
dc.contributor.referee3Coelho Neto, João-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6154-3266pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2482014486805534pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artematematizadaensinogeometria.pdf30,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
artematematizadaensinogeometria_produto.pdf14,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons