Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32418
Título: | Como as estratégias de ensino foram transformadas pelo evento da pandemia COVID-19: um olhar a partir de relatórios de estágios de matemática |
Título(s) alternativo(s): | How teaching strategies were transformed by the COVID-19 pandemic event: The mathematics internship reports point of view |
Autor(es): | Bet, Amanda Elisa |
Orientador(es): | Colombo, Janecler Aparecida Amorin |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Prática de ensino Ensino - Metodologia Tecnologia educacional Mathematics - Study and teaching Learning Teaching - Methodology Educational technology |
Data do documento: | 27-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | BET, Amanda Elisa. Como as estratégias de ensino foram transformadas pelo evento da pandemia COVID-19: um olhar a partir de relatórios de estágios de matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho se insere no âmbito da educação matemática e teve como objetivo evidenciar “práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática nos períodos pré, durante e pós pandemia” observadas por professores em formação do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR de Pato Branco. Esse objetivo surgiu dos questionamentos: A pandemia e o ensino remoto trouxeram algum tipo de resultado positivo nas práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática como também a aprendizagem em sala de aula? Se houve mudanças, quais foram? Essas mudanças perduraram até o período pós pandemia da COVID-19? A discussão proposta aqui é fruto de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, sendo os dados analisados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016). No desenvolvimento da investigação ressaltou-se a importância do estágio supervisionado obrigatório, a importância do professor supervisor para criação da identidade docente além do diálogo sobre práticas pedagógicas inovadoras. Os resultados dessa pesquisa mostraram que as práticas pedagógicas dos professores tiveram mudanças, passando a aderir a utilização de tecnologias digitais como ferramenta de ensino, utilização de plataformas educacionais, como também o emprego de metodologias ativas em suas práticas. |
Abstract: | The present work falls within the scope of mathematics education and aims to highlight “pedagogical practices of teachers who teach mathematics in the pre, during and post pandemic periods” observed by teachers in training of the Mathematics Degree course at UTFPR in Pato Branco. This objective arose from the questions: Did the pandemic and remote teaching bring any kind of positive result in the pedagogical practices of teachers who teach mathematics as well as learning in the classroom? If there were changes, what were they? Did these changes last until the post-COVID-19 pandemic period? Therefore, this is a qualitative, descriptive, documentary research and the analysis will be through the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2016). In the development of this work, the importance of the mandatory supervised internship, the importance of the supervising teacher to create the teaching identity, in addition to dialoguing about innovative pedagogical practices, is highlighted. The results of this research showed that the teachers' pedagogical practices had changes, starting to adhere to the use of digital technologies as a teaching tool, use of educational platforms, as well as the use of active methodologies in their practices. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32418 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
metodologiaeducacaopandemiamudanca.pdf | 13,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons