Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3240
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Guimarães, Fernando Feliciano | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T11:40:45Z | - |
dc.date.available | 2018-06-18T11:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-24 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Fernando Feliciano. Proposta de sequência didática para o estudo da radiação do corpo negro no ensino médio. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3240 | - |
dc.description | Acompanha: Produto educacional: Proposta de sequência didática para o estudo da radiação do corpo negro no ensino médio | pt_BR |
dc.description.abstract | Analyzing the current educational scenario and the pedagogical practices applied in the classroom, it is necessary to rethink the teaching models used by most educators. The documents that support the teaching of the discipline of Physics in the Country indicate the need for the insertion of Modern and Contemporary Physics in High School in order to think a more current teaching. In this sense, this work aimed to investigate the pedagogical potential of a didactic sequence for the study of the black body radiation theme in a third grade high school class from a private institution in the city of Ivaiporã, Paraná. For this, the assumptions of qualitative research were followed. The implementation of the didactic sequence was done in eleven fifty-minute classes, using for the data collection questionnaires, field diary, and all material produced by the students during the implementation of the proposal. The analysis of the results showed that it is possible to create a favorable environment for meaningful learning, which was experienced by the students. The results indicate that the didactic sequence implemented was satisfactory since the students participated actively in the proposed activities raising questions that shows the change from a passive posture to an active posture during the classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Radiação | pt_BR |
dc.subject | Physics | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Physics - Experiments | pt_BR |
dc.subject | Radiation | pt_BR |
dc.title | Proposta de sequência didática para o estudo da radiação do corpo negro no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Didactic sequence proposal for the study of black body radiation in high school | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisando o cenário educacional atual, e as práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula, se faz necessário um repensar dos modelos de ensino utilizados por grande parte dos educadores. Os documentos que alicerçam o ensino da disciplina de Física no País indicam a necessidade da inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, a fim de se pensar um ensino mais atual. Nesse sentido, este trabalho objetivou investigar o potencial pedagógico de uma sequência didática para o estudo do tema radiação de corpo negro em uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma instituição privada da cidade de Ivaiporã, Paraná. Para isso, seguiu-se os pressupostos da pesquisa qualitativa. A implementação da sequência didática se deu em onze aulas de cinquenta minutos, utilizando para a coleta de dados questionários, diário de campo, e todo material produzido pelos alunos durante a implementação da proposta. A análise dos resultados evidenciou que é possível criar um ambiente favorável a aprendizagem significativa, tendo este sido vivenciado pelos alunos. Os resultados indicam ainda que a sequência didática implementada se mostrou satisfatória visto que os alunos participaram ativamente das atividades propostas levantando questionamentos o que mostra a mudança de uma postura passiva para uma postura ativa durante as aulas. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5121968748362491 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Schiavon, Gilson Junior | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9759363996357582 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.referee2 | Deimling, Cesar Vanderlei | - |
dc.contributor.referee3 | Tavares, Bernardo Mattos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Física/Ensino de Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sequenciadidaticaensinoradiacao.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
sequenciadidaticaensinoradiacao_produto.pdf | 9,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.