Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32371
Título: Concepção de professores sobre a revitalização e uso da horta escolar para educação ambiental em uma escola municipal de Santa Helena, PR
Título(s) alternativo(s): Conception of teachers on the revitalization and use of the school garden for environmental education in a municipal school in Santa Helena, PR.
Autor(es): Draghetti, Ana Lais
Orientador(es): Oliveira, Daian Guilherme Pinto de
Palavras-chave: Educação Ambiental
Sustentabilidade
Produtos naturais
Hortaliças
Environmental education
Sustainability
Natural products
Vegetables
Data do documento: 2-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: DRAGHETTI, Ana Lais. Concepção de professores sobre a revitalização e uso da horta escolar para educação ambiental em uma escola municipal de Santa Helena, PR 2023. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.
Resumo: O presente estudo, vinculado à Linha de Pesquisa: Produtos Naturais e Sustentabilidade têm como objetivo compreender qual a concepção que os professores de uma escola municipal de Santa Helena, PR, têm sobre a revitalização e uso da Horta Escolar como ferramenta para promover a Educação Ambiental e a Sustentabilidade. Ainda foi realizada a revitalização da horta escolar e elaboração de planos de aula com propostas de atividades envolvendo a horta da escola, como sugestão para os professores explorarem com os alunos, após a revitalização. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, de caráter descritivo, desta forma, o instrumento de coleta de dados para representar a população a ser estudada se deu com a aplicação em forma de entrevista semiestruturada aplicada junto ao grupo de professores e cozinheiras da Escola Professora Inês Mocellin, sobre a importância da revitalização da horta. Sendo utilizada como instrumento a Análise de Conteúdo. Como resultado foram apontadas 05 categorias emergentes da concepção dos entrevistados sobre a utilização da horta da escola, denominadas de unidade de contexto, sendo elas: i) o uso da horta para trabalhar conteúdos relacionados à saúde humana, como a alimentação saudável e a questão dos agrotóxicos; ii) a horta para trabalhar o conhecimento sobre o cultivo e desenvolvimento das plantas; iii) o uso da horta para o desenvolvimento de atividades práticas; iv) uso da Horta Escolar como oportunidade que amplia as possibilidades educativas, para trabalhar diferentes conteúdos e nas diferentes disciplinas; e a última v) o uso da horta para trabalhar a Educação Ambiental e Sustentabilidade. Conclui-se com esse estudo que a horta escolar revitalizada na concepção dos professores passa a ser um instrumento didático, com inúmeras possibilidades de ensino e aprendizagem podem ser vivenciadas por professores e alunos, entre elas temos a produção e consumo de alimentos naturais que podem implementar a merenda escolar, inserção de temas voltados a economia doméstica, troca de conhecimentos, alimentação saudável, mudança de hábito nas escolhas alimentares dos alunos, além de expor na prática as consequências que as ações do homem têm em relação ao meio ambiente
Abstract: The present study, linked to the Research Line: Natural Products and Sustainability, aims to understand the conception that the teachers of a municipal school in Santa Helena, PR, have about the revitalization and use of the school garden as a tool to promote Environmental Education and Sustainability. The revitalization of the school garden was also carried out and the preparation of lesson plans with proposals for activities involving the school garden, as a suggestion for teachers to explore with the students, after the revitalization. The methodology used is of a qualitative nature, of a descriptive nature, in this way, the data collection instrument to represent the population to be studied will be given with the application in the form of an online questionnaire applied together with the group of teachers and cooks of the Professor Inês Mocellin School, on the importance of revitalizing the garden. Content Analysis was used as an instrument. As a result, 05 categories were identified for the use of the school garden, called context unit, which are: the use of the to work on content related to human health, such as healthy eating and the issue of pesticides; the vegetable garden to work on knowledge about the cultivation and development of plants; the use of the garden for the development of practical activities; Use of the Garden as an opportunity to expand educational possibilities, to work on different contents and in different disciplines; and the last one, the use of the garden to work on Environmental Education and sustainability. It is concluded from this study that the revitalized school garden in the teachers' conception becomes a didactic instrument, with countless teaching and learning possibilities that can be experienced by teachers and students, among them we have the production and consumption of natural foods that can be implemented school lunches, inclusion of topics related to home economics, exchange of knowledge, healthy eating, changing habits in students' food choices, in addition to exposing in practice the consequences that human actions have on the environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32371
Aparece nas coleções:SH - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hortaescolareducacaoambiental.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons