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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32369
Título: | Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) no ensino de microbiologia para crianças: pesquisa-ação em uma escola municipal de Santa Helena/Paraná |
Título(s) alternativo(s): | The science, technology, society and environment (STSE) approach in teaching microbiology for children: an action research in a municipal school in Santa Helena/Paraná. |
Autor(es): | Angonese, Camila |
Orientador(es): | Oliveira, Daian Guilherme Pinto de |
Palavras-chave: | Ciências (Elementar) - Estudo e ensino Microbiologia Aprendizagem Pesquisa-ação em educação Science - Study and teaching (Elementary) Microbiology Learning Action research in education |
Data do documento: | 28-Abr-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Santa Helena |
Citação: | ANGONESE, Camila. Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) no ensino de microbiologia para crianças: pesquisa-ação em uma escola municipal de Santa Helena/Paraná. 2023. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023. |
Resumo: | A Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos e seu papel no mundo, na sociedade, no corpo humano e no meio ambiente, contribuindo para manutenção do equilíbrio no planeta. Os microrganismos, amplamente utilizados em produtos e processos pela humanidade, possibilitam no decorrer dos procedimentos de ensino e aprendizagem, inúmeras relações com o cotidiano dos estudantes. Todavia, a abordagem superficial, fragmentada e tradicionalista dos conteúdos microbiológicos oportuniza sua percepção como algo abstrato, patogênico e maléfico para a saúde humana e ambiente. Frente essas colocações, a pesquisa direcionou-se à importância do ensino capaz de promover correlações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente (perspectiva CTSA) para crianças no Ensino Fundamental I. O objetivo foi avaliar as contribuições pedagógicas de uma Sequência Ensino (SE) sobre microrganismos, desenvolvida na abordagem CTSA, para alunos do quinto ano de uma escola municipal paranaense. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de pesquisa-ação, com atividades organizadas em cinco encontros pedagógicos de quatro horas-aula, com vídeo gravação e anotações realizadas pela pesquisadora. Os dados para análise foram construídos a partir das atividades desenvolvidas pelos estudantes no decorrer da SE (suas comunicações em desenhos, textos e modelagem) além de um questionário de fechamento. Os dados foram analisados segundo os pressupostos teóricos e metodológicos da análise de conteúdo. Três Unidades de Contexto (UC) emergiram dos dados (Tipos dos microrganismos, Importância social e ambiental dos microrganismos e Tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem dos microrganismos) além de Unidades de Análise (UA) provenientes das atividades e do questionário. De forma geral, o estudo evidenciou que o desenvolvimento da SE na perspectiva CTSA viabilizou a construção de entendimentos relacionados aos benefícios dos microrganismos aos seres humanos e meio ambiente. Na primeira UA das atividades, 75% dos alunos remeteram-se aos microrganismos como causadores de doenças, vinculando-os ao vírus da Covid-19. Na primeira UA do questionário de fechamento apenas 12,5% dos alunos remeteram-se aos malefícios dos microrganismos, 37,5% passaram a fazer referência aos benefícios aos seres humanos e 45,8% aos benefícios ao meio ambiente. Comparando-se as UA, na segunda UC constatou-se uma redução das percepções dos malefícios e benefícios dos microrganismos aos seres humanos e uma ampliação das percepções relacionadas aos benefícios ao meio ambiente (de 16,7% para 45,8%). Em relação a última UC constatou-se que os alunos apresentaram familiaridade e interesse aos recursos tecnológicos digitais utilizados, Familiaridade que não foi constatada na UA relacionada às aulas práticas e uso do microscópio, onde os alunos participaram com interesse e inúmeras solicitações por mais atividades desse tipo. De forma geral o estudo evidenciou a viabilidade da utilização do ensino na abordagem CTSA para promoção da aprendizagem da Microbiologia junto aos alunos do Ensino Fundamental. |
Abstract: | Microbiology is the science that studies microorganisms and their role in the world, society, the human body, and the environment, contributing to maintaining balance on the planet. Microorganisms, widely used in products and processes by humanity, allow teaching and learning procedures countless connections with students' daily lives. However, the superficial, fragmented and traditionalist approach to microbiological content provides a perception as something abstract, pathogenic and harmful to human health and the environment. According to these statements, the research focused on the importance of a way of teaching that promotes correlations between science, technology, society, and the environment (STSE perspective) for children in Elementary School. The objective was to evaluate the pedagogical contributions of Teaching Sequencing (TS) on microorganisms, developed in the STSE approach, for fifth-grade students of a municipal school in Paraná. The research was qualitative, action research; with activities organized in five pedagogical meetings of four hours class each, with video recording and notes taken by the researcher. The analysis data got from the activities developed by the students during the TS (their communications through drawings, texts, and molding) besides a closing survey. The analyzed data were according to theoretical and methodological assumptions of content analysis. Three Context Units (CU) emerged from the data (Types of microorganisms, The social and environmental importance of microorganisms, and Technologies used in teaching and learning processes of microorganisms) besides Units of Analysis (UA) arising from the activities and the survey. In general, the study showed that the development of TS in the STSE perspective enabled the construction of knowledge related to the benefits of microorganisms to human beings and the environment. In the first UA of the activities, 75% of the students referred to microorganisms as causing diseases, linking them to Coronavírus (COVID-19). In the first UA of the closing survey, only 12.5% of the students referred to the harmful effects of microorganisms, 37.5% started to refer to the benefits to human beings, 45.8% to the benefits to the environment. Comparing both UAs, in the second CU there was a reduction in perceptions of the harm and benefits of microorganisms to humans and an increase in consciousness related to the environment's benefit (from 16.7% to 45.8%). Regarding the last CU, the students showed conversance and interest in the digital technological resources used which may be related to the emergency remote teaching period in which computers, cell phones, and digital platforms began to be incorporated into many teachers' practices. That same conversance was not identified in the UA related to practical classes and usage of the microscope, where students participated with interest and numerous requests for more activities of this type. In general, the study showed the viability of teaching in the STSE approach to promoting Microbiology learning among Elementary School students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32369 |
Aparece nas coleções: | SH - Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade |
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