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dc.creatorBorsari, Bruno-
dc.creatorBatista, Lucas Haluche-
dc.date.accessioned2023-09-06T23:22:03Z-
dc.date.available2023-09-06T23:22:03Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.citationBORSARI, Bruno; BATISTA, Lucas Haluche. Estudo comparativo entre dois sistemas de refrigeração, um operando com fluidos naturais e o outro operando com fluidos sintéticos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32349-
dc.description.abstractAn industrial segment has importance largely, thanks to a current society, possibly current, and a period of food in large dimensions, for a while. However, from the twentieth century, as the overall degradation of the layer of the increase and increase in volume. Taking into account the concerns about the environmental impacts in the use of synthetic fluid fluids, the technical studies use the layer of automotive fluid systems as modifier fluids that do not harm the zone and that do not combine for the overall material, because of the natural fluids, such as carbon dioxide (R744) and propane (R290). Therefore, the present work aims to carry out a comparative study between two engineering systems, for a medium-sized supermarket, where one of them uses synthetic fluids and the other operates with natural fluids. Larger capacity foils such as thermal tests and an analysis of impact operations in the dimensioning of the chambers were carried out. A comparison of the total thermal temperatures of the two was carried out, concluding that the system that operates with natural fluids has a 30.3% higher thermal load, due to the addition of R744 condensation in the medium temperature system. The dimensioning of the components of the automobile systems was carried out, in addition to the calculation of the two pipes. With this, it was possible to calculate the amount of fluid used in each system, concluding that the synthetic fluid fluid system uses an amount of fluid up to six times greater than the system that operates with natural fluids, due to the circulating that or R404A circulating through the entire store, in the system with synthetic fluids. With selected components it was possible to perform the calculation, where the system with natural fluids presented an overall COP 54% higher than the calculations for the system with synthetic fluids. A possible choice was possible for the best use of R90 and R744 is a good choice of fluids from Curitiba, which presented a lower impact on the environment and also a performance, when compared to R404A.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRefrigeraçãopt_BR
dc.subjectAquecimento globalpt_BR
dc.subjectClorofluorcarbonospt_BR
dc.subjectDióxido de carbonopt_BR
dc.subjectPropanopt_BR
dc.subjectEngenharia térmicapt_BR
dc.subjectRefrigeration and refrigerating machinerypt_BR
dc.subjectGlobal warmingpt_BR
dc.subjectChlorofluorcarbonspt_BR
dc.subjectCarbon dioxidept_BR
dc.subjectPropanept_BR
dc.subjectHeat engineeringpt_BR
dc.titleEstudo comparativo entre dois sistemas de refrigeração, um operando com fluidos naturais e o outro operando com fluidos sintéticospt_BR
dc.title.alternativeComparative study between two refrigeration systems, one operating with natural fluids and the other operating with synthetic fluidspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA refrigeração industrial tem grande importância na sociedade atual, graças a esse segmento, é possível armazenar e conservar alimentos em grandes quantidades, por um longo período de tempo. Porém, com o surgimento e a utilização dos CFC’s e HFC’s como fluido refrigerante, a partir do século XX, acentuaram-se os problemas ambientais, como a degradação da camada de ozônio e aumento do aquecimento global. Tendo em vista as preocupações com os impactos ambientais na utilização de fluidos refrigerantes sintéticos, estudos voltaram-se aos sistemas de refrigeração que utilizem fluidos refrigerantes que não agridam a camada de ozônio e que não contribuam para o aquecimento global, por exemplo os fluidos naturais, como o dióxido de carbono (R744) e o propano (R290). Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo comparativo entre dois sistemas de refrigeração, para um supermercado de porte médio, onde um deles utiliza fluidos sintéticos e o outro opera com fluidos naturais. Foram calculadas as cargas térmicas e feito uma análise das cargas parciais de maior impacto no cálculo das câmaras. Foi realizado uma comparação das cargas térmicas totais dos dois sistemas, concluindo que o sistema que opera com fluidos naturais, apresenta uma carga térmica 30,3% maior, devido a adição da condensação do R744 no sistema de média temperatura. Foi realizado o dimensionamento dos componentes dos dois sistemas de refrigeração, além do cálculo das tubulações. Com isso, foi possível calcular a quantidade de fluido utilizado em cada sistema, concluindo que o sistema com fluidos sintéticos utiliza uma quantidade de fluido até seis vezes maior que o sistema que opera com fluidos naturais, devido ao fato que o R404A circular por toda a loja, no sistema com fluidos sintéticos. Com os componentes selecionados foi possível realizar o cálculo do coeficiente de performance de cada sistema, onde o sistema com fluidos naturais apresentou um COP geral 54% maior que o COP calculado para o sistema com fluidos sintéticos. Foi possível concluir que a utilização do R290 e R744 é uma boa opção na escolha de fluidos refrigerantes para a cidade de Curitiba, que apresentaram um menor impacto ao meio ambiente e também uma melhor performance, quando comparados ao R404A.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Schlischting, Rodrigo-
dc.contributor.referee1Schlischting, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Negrão, Cezar Otaviano Ribeiro-
dc.contributor.referee3Germer, Eduardo Matos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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