Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32336
Título: | Análise de fatores intervenientes na propagação de trincas de cima para baixo em pavimentos asfálticos a partir do software ABAQUS |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of intervening factors in the propagation of top-down cracking in asphalt pavements using the ABAQUS software |
Autor(es): | Bortolon, Victor Paz |
Orientador(es): | Bisconsini, Danilo Rinaldi |
Palavras-chave: | Pavimentos flexíveis Pavimentos - Manutenção e reparos Análise estrutural (Engenharia) Método dos elementos finitos Pavements, Flexible Pavements - Maintenance and repair Structural analysis (Engineering) Finite element method |
Data do documento: | 23-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | BORTOLON, Victor Paz. Análise de fatores intervenientes na propagação de trincas de cima para baixo em pavimentos asfálticos a partir do software Abaqus. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023. |
Resumo: | O surgimento de trincas de cima para baixo, a partir da camada superior do pavimento asfáltico, é considerado de rara ocorrência nos pavimentos brasileiros, possivelmente devido à baixa variação de temperatura na superfície e às espessuras delgadas de revestimento utilizadas no país. Entretanto, a iminente implantação de uma nova forma de dimensionamento, possivelmente irá resultar em camadas de revestimento mais espessas, ao considerar características locais do subleito e principalmente ao proteger o revestimento de trincas por fadiga, podendo criar um ambiente mais propício para que o trincamento de cima para baixo ocorra com maior frequência. Este trabalho busca investigar quais são os principais fatores que influenciam na ocorrência desse tipo de trincas, e posteriormente analisar alguns desses fatores, a partir de combinações de diferentes espessuras do revestimento, carregamentos e a substituição do conjunto de pneus duplos pelo pneu extralargo. Através do software de elementos finitos Abaqus, as variações de estruturas modeladas geram resultados em função de tensões, deformações e deslocamentos por gráficos em 3D. A distribuição da pressão de contato ao longo da área foi simulada baseando-se em medições experimentais de referência, as quais mostram que a pressão de contato é maior que a pressão de enchimento dos pneus, além de ser distribuída em função da carga e pressão de enchimento, tendo duas formas padrões de distribuição, lembrando a letra “m” para baixa pressão com alta carga, e “n” para baixa carga e alta pressão. Os resultados foram comparados com foco nos principais mecanismos causadores de trincas de cima para baixo, segundo a bibliografia existente. Mostrou-se que as tensões cisalhantes no sentido transversal da pista, estão localizadas com maior intensidade nas bordas externas dos pneus. As tensões transversais tiveram maior magnitude no topo do revestimento que as tensões longitudinais. Concluiu-se que o surgimento das trincas de cima para baixo está relacionado diretamente com a carga e sobrecarga aplicadas no pavimento. |
Abstract: | Top-down cracking is a failure mechanism in flexible pavements, considered to be a minor problem in Brazilian pavements, mainly for its rare frequency, possible to many factors such as the low-temperature variation at the surface and most usage of thin asphalt layers in the country. However, the oncoming mechanistic pavement design can result in thicker asphalt layers, as usual in most countries of the northern hemisphere, mostly by considering subgrade material singularities and fatigue cracking predictions. This paper's main objective is to investigate the possible major causes for top-down cracking, and posterior analysis of them with a FE model design and structural response test. Abaqus is a mechanical simulation software that provides stress, strain, and deflection results, in three-dimensional graphics, for structural analysis by finite elements model. The contact pressure distribution was simulated by the usage of experimental values in previous works, which have been discovered it’s a non-equal distribution of pressure at the contact area between the tire and surface layer. It is known that tire pressure distribution can be by two main forms: low tire pressure/high load makes the “m” distribution, defined by its higher pressure at tire lateral edges, and high pressure/lower loads results in the “n” distribution, with higher pressure on the center of the contact area. The main results have been analyzed and focused on the main top-down cracking mechanisms, as seen in the literature review. Higher transverse shear stresses are localized right below tire edges and can be a major cause of surface occurrence, because of its low distribution for the base layer. The inverse can be seen for longitudinal shear stresses, which indicates a more fatigue-cracking connection for them. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32336 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fatorestrincaspavimentoabaqus.pdf | 5,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons