Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Thaís de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-09-05T20:18:32Z-
dc.date.available2023-09-05T20:18:32Z-
dc.date.issued2023-07-04-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Thais de Oliveira. Para uma conscientização sobre cultura livre em uma instituição educacional. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32323-
dc.description.abstractStudies in Science, Technology and Society (STS), when considering the critical analysis and participation of society in situations that intervene in its social context, point to the need for renewal in education. Accordingly, Informatics in Education questions the traditional method of education by presenting issues that go beyond access to artifacts in the school context. This research aims to establish an approach for raising awareness and action-making on free culture, in the context of institutions that promote educational activities with children in elementary school after school hours. The research took place from the participation in a research project, through a partnership between the Postgraduate Program in Technology and Society (PPGTE) of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), in Curitiba/PR, and Lar dos Meninos de São Luiz (LMSL). That project involves meetings for promoting the sharing of ideas and discussions that address values in STS and the construction of resources, based on critical reflection on the use of technologies. The problem investigated in this research is related to the questioning of ways to discuss and adapt an approach based on the principles of the Free Culture Movement, for the creation of resources with an open license, with the LMSL team. This qualitative research began with a bibliographical review on the articulation between studies in STS, Participatory Design, Informatics in Education and Free Culture. The action research was carried out involving the author’s active participation in the research project through workshops to share ideas and content based on the values of the LMSL and STS studies, in order to establish participatory and focused ways of working promoting open access; information was collected through the production of minutes of the meetings and logbooks, in order to qualitatively analyze the contents of these meetings, considering aspects related to the participation and empowerment of the group in question; finally, it is intended to host such resources in a digital repository developed with LMSL. The results of this research reinforce the importance of creating democratic discursive spaces and its relevance in terms of promoting critical reflection on processes that involve them, concerning the sharing of open educational resources in the institution and the Free Culture practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProjeto de sistema centrado no usuáriopt_BR
dc.subjectRecurso Educacional Abertopt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRepositórios institucionaispt_BR
dc.subjectDireitos autoraispt_BR
dc.subjectPirataria (Direitos autorais)pt_BR
dc.subjectCulture - Study and teachingpt_BR
dc.subjectUser-centered system designpt_BR
dc.subjectOpen educational resourcespt_BR
dc.subjectIntellectual propertypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectInstitutional repositoriespt_BR
dc.subjectCopyrightpt_BR
dc.subjectPiracy (Copyright)pt_BR
dc.titlePara uma conscientização sobre cultura livre em uma instituição educacionalpt_BR
dc.title.alternativeFor an awareness about free culture in a educational institutionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ao considerarem a análise crítica e a participação da sociedade em situações que intervêm em seu contexto social, apontam para a necessidade de uma renovação no campo educacional. Em consonância, a Informática na Educação questiona o método de educação tradicional ao apresentar questões que vão além do acesso aos artefatos no contexto escolar. Esta pesquisa objetiva iniciar o desenvolvimento de ações para conscientização sobre cultura livre, no contexto de instituições educacionais que atendem crianças do ensino fundamental. A pesquisa ocorreu a partir da participação em um projeto de pesquisa, através de uma parceria entre o Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba/PR, e o Lar dos Meninos de São Luiz (LMSL). Esse projeto envolveu reuniões que propiciaram o compartilhamento de ideias, discussões que abordam valores em CTS e a construção de materiais, a partir da reflexão crítica sobre o uso de tecnologias. O problema desta pesquisa está relacionado ao questionamento sobre formas de discutir e adaptar um processo baseado nos princípios do movimento cultura livre, para a cocriação de recursos com licença aberta, com a equipe do LMSL. Esta pesquisa de caráter qualitativo se iniciou com a realização de uma revisão bibliográfica em torno da articulação entre os estudos em CTS, Design Participativo, Informática na Educação e Cultura Livre. Foi realizada uma pesquisa-ação que envolveu a participação ativa da autora no projeto de pesquisa, por meio de oficinas para compartilhamento de ideias e conteúdos pautados nos valores do LMSL e dos estudos CTS, a fim de estabelecer meios de trabalho participativos e voltados à promoção da cultura livre; foram coletadas informações através da produção de anotações das reuniões, para a análise qualitativa dos conteúdos dessas reuniões, considerando aspectos relacionados à participação e ao empoderamento do grupo em questão; por último, o grupo hospedou recursos em repositório digital desenvolvido com o LMSL. Os resultados desta pesquisa reforçam a importância da criação de espaços discursivos democráticos e sua relevância quanto à promoção da reflexão crítica sobre processos que os envolvem, concernente ao compartilhamento de recursos educacionais abertos na instituição e a promoção de práticas de cultura livre.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5154-3222pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2907658472363307pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.contributor.referee2Wunsch, Luana Priscila-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9105-9520pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0587330097059471pt_BR
dc.contributor.referee3Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4153-1102pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227304067293085pt_BR
dc.contributor.referee4Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-9327-223Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conscientizacaoculturalivreeducacional.pdf7,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons