Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32323
Título: Para uma conscientização sobre cultura livre em uma instituição educacional
Título(s) alternativo(s): For an awareness about free culture in a educational institution
Autor(es): Queiroz, Thaís de Oliveira
Orientador(es): Almeida, Leonelo Dell Anhol
Palavras-chave: Cultura - Estudo e ensino
Projeto de sistema centrado no usuário
Recurso Educacional Aberto
Propriedade intelectual
Tecnologia educacional
Repositórios institucionais
Direitos autorais
Pirataria (Direitos autorais)
Culture - Study and teaching
User-centered system design
Open educational resources
Intellectual property
Educational technology
Institutional repositories
Copyright
Piracy (Copyright)
Data do documento: 4-Jul-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: QUEIROZ, Thais de Oliveira. Para uma conscientização sobre cultura livre em uma instituição educacional. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ao considerarem a análise crítica e a participação da sociedade em situações que intervêm em seu contexto social, apontam para a necessidade de uma renovação no campo educacional. Em consonância, a Informática na Educação questiona o método de educação tradicional ao apresentar questões que vão além do acesso aos artefatos no contexto escolar. Esta pesquisa objetiva iniciar o desenvolvimento de ações para conscientização sobre cultura livre, no contexto de instituições educacionais que atendem crianças do ensino fundamental. A pesquisa ocorreu a partir da participação em um projeto de pesquisa, através de uma parceria entre o Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba/PR, e o Lar dos Meninos de São Luiz (LMSL). Esse projeto envolveu reuniões que propiciaram o compartilhamento de ideias, discussões que abordam valores em CTS e a construção de materiais, a partir da reflexão crítica sobre o uso de tecnologias. O problema desta pesquisa está relacionado ao questionamento sobre formas de discutir e adaptar um processo baseado nos princípios do movimento cultura livre, para a cocriação de recursos com licença aberta, com a equipe do LMSL. Esta pesquisa de caráter qualitativo se iniciou com a realização de uma revisão bibliográfica em torno da articulação entre os estudos em CTS, Design Participativo, Informática na Educação e Cultura Livre. Foi realizada uma pesquisa-ação que envolveu a participação ativa da autora no projeto de pesquisa, por meio de oficinas para compartilhamento de ideias e conteúdos pautados nos valores do LMSL e dos estudos CTS, a fim de estabelecer meios de trabalho participativos e voltados à promoção da cultura livre; foram coletadas informações através da produção de anotações das reuniões, para a análise qualitativa dos conteúdos dessas reuniões, considerando aspectos relacionados à participação e ao empoderamento do grupo em questão; por último, o grupo hospedou recursos em repositório digital desenvolvido com o LMSL. Os resultados desta pesquisa reforçam a importância da criação de espaços discursivos democráticos e sua relevância quanto à promoção da reflexão crítica sobre processos que os envolvem, concernente ao compartilhamento de recursos educacionais abertos na instituição e a promoção de práticas de cultura livre.
Abstract: Studies in Science, Technology and Society (STS), when considering the critical analysis and participation of society in situations that intervene in its social context, point to the need for renewal in education. Accordingly, Informatics in Education questions the traditional method of education by presenting issues that go beyond access to artifacts in the school context. This research aims to establish an approach for raising awareness and action-making on free culture, in the context of institutions that promote educational activities with children in elementary school after school hours. The research took place from the participation in a research project, through a partnership between the Postgraduate Program in Technology and Society (PPGTE) of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), in Curitiba/PR, and Lar dos Meninos de São Luiz (LMSL). That project involves meetings for promoting the sharing of ideas and discussions that address values in STS and the construction of resources, based on critical reflection on the use of technologies. The problem investigated in this research is related to the questioning of ways to discuss and adapt an approach based on the principles of the Free Culture Movement, for the creation of resources with an open license, with the LMSL team. This qualitative research began with a bibliographical review on the articulation between studies in STS, Participatory Design, Informatics in Education and Free Culture. The action research was carried out involving the author’s active participation in the research project through workshops to share ideas and content based on the values of the LMSL and STS studies, in order to establish participatory and focused ways of working promoting open access; information was collected through the production of minutes of the meetings and logbooks, in order to qualitatively analyze the contents of these meetings, considering aspects related to the participation and empowerment of the group in question; finally, it is intended to host such resources in a digital repository developed with LMSL. The results of this research reinforce the importance of creating democratic discursive spaces and its relevance in terms of promoting critical reflection on processes that involve them, concerning the sharing of open educational resources in the institution and the Free Culture practices.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32323
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conscientizacaoculturalivreeducacional.pdf7,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons