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Título: Estudo da viabilidade de implantação de um pedágio urbano em trecho da Avenida Tupi no município de Pato Branco - PR
Título(s) alternativo(s): Viability study of implementing an urban toll in a section of Avenida Tupi in the Pato Branco - PR city
Autor(es): Sartori, Jaqueline
Orientador(es): Trombetta, Jairo
Palavras-chave: Pedágio de rodovias
Estudos de viabilidade
Tráfego urbano
Mobilidade residencial
Toll roads
Feasibility studies
City traffic
Residential mobility
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SARTORI, Jaqueline. Estudo da viabilidade de implantação de um pedágio urbano em trecho da Avenida Tupi no município de Pato Branco - PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: O tema mobilidade urbana vem ganhando destaque, devido as problemáticas de tráfego intenso nos grandes centros urbanos. Neste tema o pedágio urbano pode ser uma ferramenta para reduzir o fluxo de veículos em uma determinada via ou área visando a redução de congestionamentos principalmente em horários de pico, como também uma forma de arrecadar fundos para investir em mobilidade urbana. Neste estudo foi abordado a implantação de um pedágio urbano, em um trecho da Avenida Tupi da cidade de Pato Branco – PR, semelhante ao pedágio urbano de Santiago, Chile, e ao sistema Free Flow instalado mais recentemente no Rio-Santos. O trecho em estudo apresenta crescimento de tráfego de 4,65% ao ano, baseado em dados de 2010 a 2021, gerando deterioração da via, com defeitos de baixa a média severidade, em pelo menos 14 amostras do trecho em estudo, em levantamento realizado em 2021, além de congestionamentos e aumento do risco de acidentes. Para a viabilidade econômica deste pedágio urbano, foi considerando um valor de tarifa mínima de cobrança de R$ 0,50, constituído a partir dos custos de recuperação do pavimento e instalação do sistema Free-Flow, alinhadas com a opinião popular dos usuários da via. Foi utilizado uma Taxa Mínima de Atratividade de 13,75%, a taxa SELIC de junho de 2023, possibilitando a viabilidade econômica do pedágio, com Valor Presente Líquido positivo no décimo ano de projeto.
Abstract: The theme of urban mobility has been gaining prominence, due to the problems of intense traffic in large urban centers. In this theme, urban tolls can be a tool to reduce the flow of vehicles in a certain road or area, aiming to reduce congestion, especially at peak times, as well as a way to raise funds to invest in urban mobility. In this study, it was exactly the implementation of an urban toll, in a stretch of Avenida Tupi in the city of Pato Branco - PR, similar to the urban toll in Santiago, Chile, and the Free Flow system installed more recently in Rio-Santos. The stretch under study shows traffic growth of 4.65% per year, based on data from 2010 to 2021, generating from the road, with defects of low to medium severity, in at least 14 samples of the stretch under study, in a survey carried out in 2021, in addition to congestion and increased risk of accidents. For the economic viability of this urban toll, a minimum charge value of R$ 0.50 was considered, constituted from the costs of recovering the pavement and installing the Free-Flow system, clarified with the popular opinion of road users. A Minimum Attractiveness Rate of 13.75%, the SELIC rate of June 2023, was used, enabling the economic viability of the toll, with a positive Net Present Value in the tenth year of the project.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32318
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