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dc.creatorRocha, Katia Eloiza da-
dc.date.accessioned2023-09-05T15:57:08Z-
dc.date.available2023-09-05T15:57:08Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationROCHA, Katia Eloiza da. Avaliação do conforto vibracional de passageiros de ônibus e da irregularidade longitudinal de pavimentos com dados de smartphones. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32307-
dc.description.abstractHighways can be evaluated according to the quality of road they provide to users. This condition is mainly characterized by the longitudinal irregularity of pavements, which can cause discomfort and insecurity for users, in addition to increasing Vehicle Operating Costs (VOC). In recent years, several researchers have investigated the use of smartphones to collect data related to the comfort of users of transport systems and useful information for Pavement Management Systems (SGP), due to its practicality and low cost. In this study, an analysis of the vibrations caused in bus passengers was carried out using data from smartphones in the city of Santa Maria (RS). Accelerations were collected in three different positions inside different buses (front axle, rear axle and bus overhang) to analyze the comfort of users, based on the ISO 26311 standard, which deals with the analysis of Whole Body Vibrations (WBV). Linear regression models were also generated between the accelerations provided by smartphones and the longitudinal unevenness of existing pavements along the bus route, using International Irregularity Index (IRI) data obtained by an inertial laser profilometer. The results obtained revealed a significant difference between the vibrations generated in different positions, the balance being the position with the highest amplitude vibrations, while the front axle was considered the most comfortable. Regarding the regression models obtained, it is considered that the accelerations measured by smartphones on board buses are not a relevant variable for predicting the IRI.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectBusespt_BR
dc.subjectStructural analysis (Engineering)pt_BR
dc.subjectRoadspt_BR
dc.titleAvaliação do conforto vibracional de passageiros de ônibus e da irregularidade longitudinal de pavimentos com dados de smartphonespt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of vibration Comfort of bus passengers and longitudinal irregularities of pavements using data collected by smartphonespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs rodovias podem ser avaliadas de acordo com a qualidade de rolamento que proporcionam aos usuários. Essa condição é caracterizada principalmente pela irregularidade longitudinal de pavimentos, que podem gerar desconforto e insegurança aos usuários, além de aumentar os Custos Operacionais dos Veículos (COV). Nos últimos anos, diversos pesquisadores têm investigado o uso de smartphones para a coleta de dados relacionados ao conforto de usuários de sistemas de transportes e informações úteis a Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGP), devido a sua praticidade e baixo custo. Neste estudo, realizouse uma análise das vibrações causadas em passageiros de ônibus por meio de dados de smartphones na cidade de Santa Maria (RS). Foram coletadas acelerações em três diferentes posições dentro de diferentes ônibus (eixo dianteiro, eixo traseiro e balanço do ônibus) para análise do conforto dos usuários, com base na norma ISO 26311, que trata da análise de Vibrações de Corpo Inteiro (VCI). Também foram gerados modelos de regressão linear entre as acelerações fornecidas pelos smartphones e a irregularidade longitudinal dos pavimentos existentes no percurso do ônibus, por meio de dados de índice de Irregularidade Internacional (IRI) obtidos por um perfilômetro inercial a laser. Os resultados obtidos revelaram uma diferença significativa entre as vibrações geradas em posições diferentes, sendo o balanço a posição com vibrações de maior amplitude, enquanto o eixo dianteiro foi considerado o mais confortável. Em relação aos modelos de regressão obtidos, considerase que as acelerações medidas por smartphones embarcados em ônibus não configuram uma variável relevante para a predição do IRI.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.contributor.referee1Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.contributor.referee2Pereira, Deividi da Silva-
dc.contributor.referee3Specht, Luciano Pivoto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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