Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Juliana Eva Eronides-
dc.date.accessioned2023-09-04T21:55:06Z-
dc.date.available2023-09-04T21:55:06Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationXAVIER, Juliana Eva Eronides. O discurso sobre a mulher nos livros didáticos de língua portuguesa. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32289-
dc.description.abstractThis research seeks to analyze the ways in which women are made into discourse in Portuguese Language Textbooks (LDP). For the analysis, the selected corpus was the collection of Portuguese Language Textbooks from the final years of Elementary School “Tecendo Linguagens”, the most chosen by the National Book and Teaching Material Program (known as PNLD) of 2020. In this study, the notions of hetero discourse, axiological values, dialogism, and discursiveness related to Bakhtinian studies were used as theoretical-methodological resources. Studies on women and the ways in which they are discussed in our society were also used, as well as studies on textbooks with the aim of analyzing the discourse of women through the verb and the visual, mapping their stereotyped representations in textbooks. It also used studies on women and the ways in which they are discoursed in our society, in addition to studies on textbooks. The methodology chosen for the analysis was qualitativeinterpretative since it addresses social humanist issues, in the field of Applied Linguistics, in which this research is located. This work is justified by the need for more research on the subject só that Brazilian society becomes more aware of the importance of combating patriarchal culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSexismo nos livros didáticospt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectMulheres na educaçãopt_BR
dc.subjectFeminismo e educaçãopt_BR
dc.subjectPapel sexual - Mulherespt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectSexism in textbookspt_BR
dc.subjectDialogism (Literary analysis)pt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectWomen in educationpt_BR
dc.subjectFeminism and educationpt_BR
dc.subjectSex role - Womenpt_BR
dc.subjectPatriarchypt_BR
dc.titleO discurso sobre a mulher nos livros didáticos de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeThe discourse about women in portuguese language textbookspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar as formas como as mulheres são discursivizadas nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDP). Para a análise, o corpus selecionado foi a coleção de Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental “Tecendo Linguagens”, a mais escolhida pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Neste estudo, foram utilizados como recursos teórico-metodológicos as noções de heterodiscurso, valores axiológicos, dialogismo e discursividade relativos aos estudos bakhtinianos. Utilizouse também, estudos sobre as mulheres e as formas como são discursivizadas em nossa sociedade, além de estudos sobre Livros Didáticos com o objetivo de analisar a discursivização da mulher por meio do verbo e do visual, mapeando suas representações estereotipadas nos Livros Didáticos. A metodologia escolhida para a análise foi qualitativa-interpretativista, uma vez que, aborda questões humanistas sociais, campo da Linguística Aplicada, que a pesquisa se encontra. Este trabalho se justifica na necessidade de mais pesquisas voltadas para o assunto para que a sociedade brasileira se torne mais conscientizada sobre a importância de combater a cultural patriarcal.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0006-5211-1599pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0702787563155712pt_BR
dc.contributor.advisor1Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3283-9890pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.contributor.referee1Beato-Canato, Ana Paula Marques-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9682-1644pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3448501467965293pt_BR
dc.contributor.referee2Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3283-9890pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.contributor.referee3Catelão, Evandro de Melo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3006-5051pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514720362657123pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
discursomulhereslivrosdidaticos.pdf10,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons