Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32289
Título: O discurso sobre a mulher nos livros didáticos de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): The discourse about women in portuguese language textbooks
Autor(es): Xavier, Juliana Eva Eronides
Orientador(es): Remenche, Maria de Lourdes Rossi
Palavras-chave: Análise do discurso
Sexismo nos livros didáticos
Dialogismo (Análise literária)
Língua portuguesa
Mulheres na educação
Feminismo e educação
Papel sexual - Mulheres
Patriarcado
Discourse analysis
Sexism in textbooks
Dialogism (Literary analysis)
Portuguese language
Women in education
Feminism and education
Sex role - Women
Patriarchy
Data do documento: 26-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: XAVIER, Juliana Eva Eronides. O discurso sobre a mulher nos livros didáticos de língua portuguesa. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A presente pesquisa busca analisar as formas como as mulheres são discursivizadas nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDP). Para a análise, o corpus selecionado foi a coleção de Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental “Tecendo Linguagens”, a mais escolhida pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020. Neste estudo, foram utilizados como recursos teórico-metodológicos as noções de heterodiscurso, valores axiológicos, dialogismo e discursividade relativos aos estudos bakhtinianos. Utilizouse também, estudos sobre as mulheres e as formas como são discursivizadas em nossa sociedade, além de estudos sobre Livros Didáticos com o objetivo de analisar a discursivização da mulher por meio do verbo e do visual, mapeando suas representações estereotipadas nos Livros Didáticos. A metodologia escolhida para a análise foi qualitativa-interpretativista, uma vez que, aborda questões humanistas sociais, campo da Linguística Aplicada, que a pesquisa se encontra. Este trabalho se justifica na necessidade de mais pesquisas voltadas para o assunto para que a sociedade brasileira se torne mais conscientizada sobre a importância de combater a cultural patriarcal.
Abstract: This research seeks to analyze the ways in which women are made into discourse in Portuguese Language Textbooks (LDP). For the analysis, the selected corpus was the collection of Portuguese Language Textbooks from the final years of Elementary School “Tecendo Linguagens”, the most chosen by the National Book and Teaching Material Program (known as PNLD) of 2020. In this study, the notions of hetero discourse, axiological values, dialogism, and discursiveness related to Bakhtinian studies were used as theoretical-methodological resources. Studies on women and the ways in which they are discussed in our society were also used, as well as studies on textbooks with the aim of analyzing the discourse of women through the verb and the visual, mapping their stereotyped representations in textbooks. It also used studies on women and the ways in which they are discoursed in our society, in addition to studies on textbooks. The methodology chosen for the analysis was qualitativeinterpretative since it addresses social humanist issues, in the field of Applied Linguistics, in which this research is located. This work is justified by the need for more research on the subject só that Brazilian society becomes more aware of the importance of combating patriarchal culture.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32289
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
discursomulhereslivrosdidaticos.pdf10,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons