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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32281
Título: | Construção de protótipos de sistemas wetlands para tratamento de efluentes: uma prática voltada ao ensino básico |
Título(s) alternativo(s): | Prototypes’ construction of wetlands systems for effluent treatment: a practice focused on basic education |
Autor(es): | Pereira, Rosemary Porto Alves |
Orientador(es): | Marques, Rubiane Ganascim |
Palavras-chave: | Alagadiços construídos Água - Purificação Azul de metileno Sustentabilidade Educação básica Constructed wetlands Water - Purification Methylene blue Sustainability Basic education |
Data do documento: | 5-Mai-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | PEREIRA, Rosemary Porto Alves. Construção de protótipos de sistemas wetlands para tratamento de efluentes: uma prática voltada ao ensino básico. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023. |
Resumo: | Este trabalho discorre sobre a aproximação de estudantes e professores da Educação Básica - Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio com a Engenharia Ambiental. Utiliza metodologia prática que contempla os sistemas wetlands construídos para tratamento de águas residuais, didaticamente apresentado neste estudo com o tratamento de efluente sintético de azul de metileno para laboratórios de escolas públicas, a partir de protótipos. As unidades experimentais reproduzem os sistemas wetlands, que constituem-se em processos biológicos, físicos e químicos existentes em ambientes alagados naturalmente. A abordagem experimental da Engenharia Ambiental no âmbito escolar oportuniza aos estudantes e professores a utilização de práticas adaptáveis exequíveis para a resolução de problemáticas reais no meio em que vivem, de modo a torná-la funcional e acessível cotidianamente. Os professores, em contato com a mesma abordagem, podem ampliar as alternativas metodológicas voltadas para a sua prática pedagógica. A metodologia utilizada neste estudo alia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa aplicada, com a experimentação que evidencia resultados positivos para o tratamento de efluentes a partir de sistemas wetlands. Todo o processo de construção das unidades experimentais favorece o reconhecimento da Engenharia Ambiental como solução para situações que englobam o cuidado com o meio ambiente. Trata-se de proporcionar aos estudantes e professores da Educação Básica uma visão ampla das potencialidades, funcionalidade e possibilidades que advém da Engenharia Ambiental aplicada no dia a dia. A construção dos protótipos, realizada em laboratório com a utilização da planta arroz das águas, possibilitou a testagem do tratamento do efluente sintético de azul de metileno. Resultados positivos foram alcançados quanto à visualização da remoção parcial do corante nas amostras tratadas. A utilização do ambiente escolar para o desenvolvimento deste estudo também possibilita que tanto estudantes quanto professores, possam atuar como multiplicadores do conhecimento adquirido ao longo de todo o processo, cujos resultados elucidam soluções acessíveis, de baixo custo e sustentáveis como possibilidade de tratamento da água. |
Abstract: | This work discusses the approximation of students and teachers of Basic Education - Elementary School (final years) and High School with Environmental Engineering. It uses a practical methodology that includes wetland systems built for wastewater treatment, didactically presented in this study with the treatment of synthetic methylene blue effluent for public school laboratories, based on prototypes. The experimental units reproduce wetland systems, which constitute biological, physical and chemical processes existing in naturally flooded environments. The experimental approach of Environmental Engineering in the school context gives students and teachers the opportunity to use adaptable practicable practices to solve real problems in the environment in which they live, in order to make it functional and accessible on a daily basis. Teachers, in contact with the same approach, can expand the methodological alternatives aimed at their pedagogical practice. The methodology used in this study combines bibliographic research with applied research, with experimentation that shows positive results for the treatment of effluents from wetland systems. The entire construction process of the experimental units favors the admission of Environmental Engineering as a solution for situations that involve care for the environment. It is about providing Basic Education students and teachers a broad view of the potentialities, functionalities and possibilities that come from Environmental Engineering applied in everyday life. The construction of the prototypes, made in the laboratory using the rice plant from the waters, enabled the test of the treatment of the synthetic methylene blue effluent. Positive results were achieved regarding the visualization of the partial removal of the dye in the treated samples. The use of the school environment for the development of this study also allows both students and teachers to act as multipliers of the knowledge acquired throughout the process, whose results elucidate affordable, low-cost and sustainable solutions as a possibility for water treatment. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32281 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental |
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