Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32230
Título: | Uma investigação sobre compartilhamento e controle de versão de recursos educacionais abertos |
Autor(es): | Camacam, Sávio de Oliveira |
Orientador(es): | Silva, Marco Aurélio Graciotto |
Palavras-chave: | Ensino - Meios auxiliares Gerenciamento de configurações de software Planejamento Teaching - Aids and devices Archives Software configuration management Planning |
Data do documento: | 15-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | CAMACAM, Sávio de Oliveira. Uma investigação sobre compartilhamento e controle de versão de recursos educacionais abertos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. |
Resumo: | Contexto: Na busca de apresentar melhores conteúdos e práticas didáticas, professores da educação básica acabam enfrentando ameaças relacionadas a direitos autorais e propriedade intelectual, devido à forma de compartilhamento. Além disso, ocorre o retrabalho constante na adaptação de conteúdos preexistentes, sem a devida manutenção do histórico da evolução destes conteúdos acarreta perda de informação. Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito do emprego do controle de versão na manutenção e compartilhamento de Planejamentos Diários no formato de Recurso Educacional Aberto (REA). Método: Após pesquisa sobre Repositório de Objetos de Aprendizagem (ROA) e observações do ambiente desses professores, foram definidos cenários de uso de Planejamentos Diários construídos no formato de REA com controle de versão. Para isso, foi necessária a construção de uma aplicação web centralizadora de REA para utilização pelos professores e a realização de oficinas que contemplaram a execução destes cenários. Para análise da investigação, foi feito o uso de um questionário baseado no Unified Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT 2), complementado com perguntas direcionadas a este contexto. Resultados: A aplicação fruto deste trabalho foi disponibilizada on-line,e como software livre sob a licença MIT. Por ocasião das oficinas, ela foi avaliada quanto às capacidades propostas dentro dos cenários definidos, com retorno majoritariamente positivo às perguntas levantadas quanto ao uso de ferramentas de controle de versão na manutenção de REA, conforme aferido com a aplicação do questionário UTAUT 2 de aceitação de tecnologia, Conclusões: O objetivo da investigação foi atingido, com a aceitação do emprego de compartilhamento e controle de versão de Planejamentos Diários como REA com o auxílio da aplicação desenvolvida nesta pesquisa, como principais benefícios, a manutenção do histórico de alterações e capacidade de colaboração. |
Abstract: | Context: In the quest to present better content and didactic practices, primary education teachers face difficulties related to copyright and intellectual property due to the usage and sharing of didactic materials. In addition, they are frequently required to rework and adapt preexisting contents without support to properly record the history of the evolution of these contents, causing a loss of information. Objective: The objective of this work is to evaluate the effect of using version control in the maintenance and sharing of daily lesson plans as OER. Method: After research on OER and observations of the environment of these teachers, several scenarios were defined for the development of daily lesson plans built in the OER format with version control. For this, it was necessary to build a web application to support the development of OER by these teachers and to carry out workshops that contemplated running these scenarios. For analysis of the usage of version control for OER, a questionnaire based on UTAUT 2 was used, complemented with further questions related to this context. Results: The application resulting from this work was made available online and as open-source software, licensed under the MIT license. During the workshops, it was used to support the proposed capabilities within the defined scenarios. The application of the UTAUT 2 technology acceptance questionnaire and analysis of open-ended questions showed a mostly positive response to the questions raised and acceptance of the use of version control to maintain and share OER. Conclusions: The objective of the investigation was achieved, with the acceptance of the version control to maintain and share daily lesson plans as OER using the tool developed within this research. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32230 |
Aparece nas coleções: | CM - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
investigacaocompartilhamentocontroleversao.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons