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dc.creatorSantos, Francielly Ferreira dos-
dc.date.accessioned2023-08-18T16:47:14Z-
dc.date.available2023-08-18T16:47:14Z-
dc.date.issued2022-12-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Francielly Ferreira dos. A composteira como recurso para o desenvolvimento de uma rede de conceitos para o ensino de ciências nos anos iniciais. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32146-
dc.descriptionAcompanha: Rede de conceitos para o ensino de ciências nos anos iniciaispt_BR
dc.description.abstractConsidering the need to discuss Environmental Education in the early years of Elementary School I through practical strategies and through the use of compost artifact as an educational tool, an empirical research was developed within the scope of a professional master’s course, in the state of Paraná, linked to the research line Pedagogical Practices and Teacher Training in Science and Mathematics Teaching, and had as main objective to analyze the potentialities and obstacles arising from the development of a conceptual network in Sciences with students from the third year of the initial years, through the assembly, problematization and the resignification of knowledge through teaching by investigation. The nature of the research is qualitative, based on Bogdan and Biklen (1994), whose empirical development took place in a municipal school in Colombo, Paraná state, during six meetings held in person, with four classes from a municipal public school in Colombo, involving 41 students aged eight years. The first five meetings took place in November and December 2021, while the last meeting was held in May 2022, due to the need for the complete decomposition process of the organic matter deposited in the compost bin, in which the cycle varies from 90 to 120 days. Although the insertion of Environmental Education is present in school curriculum, the results of this research, resulting from the initial Content Analysis proposed by Bardin (1979), suggest the need to invest in the training of students through the use of technical objects, such as the compost bin, as a result of the divergent conceptions presented by the students regarding the destination of organic solid waste and composting as an environmentally suitable alternative for this purpose. The Educational Product generated from this research consists of a Conceptual Network in order to guide educational practices that integrate the Environmental Education approach to Science teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCrianças - Pesquisapt_BR
dc.subjectVermicompostagempt_BR
dc.subjectBiodegradaçãopt_BR
dc.subjectAdubos e fertilizantes orgânicospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectChildren - Researchpt_BR
dc.subjectVermicompostingpt_BR
dc.subjectBiodegradationpt_BR
dc.subjectOrganic fertilizerspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleA composteira como recurso para o desenvolvimento de uma rede de conceitos para o ensino de ciências nos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeThe compost bin as a resource for the development of a network of concepts for science teaching in the early yearspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoConsiderando a necessidade de discutir a respeito da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental I através de estratégias práticas e por meio do uso do artefato composteira como ferramenta educacional, desenvolveu-se uma pesquisa empírica no âmbito de um curso de Mestrado Profissional, vinculado à linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores em Ensino de Ciências e Matemática, com o objetivo principal de analisar as potencialidades e obstáculos decorrentes do desenvolvimento de uma rede conceitual em Ciências com alunos do 3º ano dos anos iniciais, por meio da montagem, problematização e ressignificação de conhecimentos via ensino por investigação. A natureza da pesquisa é qualitativa, com base em Bogdan e Biklen (1994), cujo desenvolvimento empírico se deu em uma escola municipal de Colombo, estado do Paraná, durante seis encontros realizados presencialmente com quatro turmas, envolvendo 41 alunos da faixa etária de oito anos. Os cinco primeiros encontros ocorreram em novembro e dezembro de 2021, enquanto o último encontro foi realizado em maio de 2022, devido à necessidade do processo completo de decomposição da matéria orgânica depositada na composteira, em que o ciclo varia de 90 a 120 dias. Embora a inserção da Educação Ambiental esteja presente nos currículos escolares, os resultados desta pesquisa, decorrentes de Análise de Conteúdo inicial proposta por Bardin (1979), sugerem a necessidade de investimento na formação dos alunos por meio do uso de objetos técnicos, como a composteira, em decorrência das divergentes concepções apresentadas pelos alunos a respeito do destino dos resíduos sólidos orgânicos e da compostagem como alternativa ambientalmente adequada para este fim. O Produto Educacional gerado dessa pesquisa consiste em uma rede conceitual de modo a orientar práticas educacionais que integrem a abordagem de Educação Ambiental ao ensino de Ciências.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6032-3472pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8522847537494628pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1850-0260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309644410209595pt_BR
dc.contributor.referee1Viveiro, Alessandra Aparecida-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3175-7132pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2628131697247851pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1850-0260pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309644410209595pt_BR
dc.contributor.referee3Zimer, Tania Teresinha Bruns-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9353-7944pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4977133890075023pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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