Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Nathalie de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T16:33:31Z | - |
dc.date.available | 2023-08-18T16:33:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Nathalie de Souza. Otimização das interfaces da ferramenta LStyle: avaliação heurística e teste de usabilidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32145 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to evaluate the usability of the LSTYLE tool, to help in the interaction of learning styles identification from the perspective of Nielsen's heuristic evaluation. To conduct the heuristic evaluation method, activities divided into four stages were considered: immersion, definition, ideation and prototyping. After having a general understanding of the tool's objective and the drafts of the system, the evaluation stage proceeded, based on the ten heuristics defined by Nielsen, obeying the presented usability criteria. For each violated heuristic, the evaluators suggested recommendations and solutions for improvement. From the recommendations, interface prototypes were developed considering the degree of severity attributed to each problem pointing, generating a new model of screens validated and consolidated by the heuristic. In the validation phase of the prototypes, an online questionnaire was used as a support tool, with the aim of generating a single score on an easy-to-understand scale and collecting user opinions regarding usability improvements, as well as scoring and classifying at a higher level. Quantitatively, user satisfaction and experience when performing all processes related to the LSTYLE learning identification tool. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Projeto de sistema centrado no usuário | pt_BR |
dc.subject | Programação heurística | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | User-centered system design | pt_BR |
dc.subject | Heuristic programming | pt_BR |
dc.title | Otimização das interfaces da ferramenta LStyle: avaliação heurística e teste de usabilidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Optimization of LStyle tool interfaces: heuristic evaluation and usability testing | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo avaliar a usabilidade da ferramenta LSTYLE, para ajudar na interação de identificação de estilos de aprendizagem sob a perspectiva da avaliação heurística de Nielsen. Para conduzir o método de avaliação heurística, considerou-se as atividades divididas em quatro etapas: imersão, definição, ideação e prototipação. Após ter o compreendimento geral do objetivo da ferramenta e os rascunhos do sistema, prosseguiu-se para a etapa de avaliação, tomando por base as dez heurísticas definidas por Nielsen obedecendo-se aos critérios de usabilidade apresentados. Para cada heurística violada, os avaliadores sugeriram recomendações e soluções de melhorias. A partir das recomendações foram desenvolvidos protótipos de interface considerando o grau de severidade atribuído a cada problema apontando, gerando um novo modelo de telas validados e consolidados pela heurística. Na fase de validação dos protótipos foi utilizado um questionário online como instrumento de apoio, com o objetivo gerar um escore único em uma escala de fácil entendimento e de coletar opiniões dos usuário a respeito das melhorias de usabilidade, bem como pontuar e classificar em um nível quantitativo a satisfação e a experiência do usuário ao realizar todos os processos relacionados a ferramenta de identificação de aprendizagem LSTYLE. | pt_BR |
dc.degree.local | Santa Helena | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Helena | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ito, Giani Carla | - |
dc.contributor.referee1 | Ito, Giani Carla | - |
dc.contributor.referee2 | Rezende, Leiliane Pereira de | - |
dc.contributor.referee3 | Sepulveda, Gloria Patricia Lopez | - |
dc.contributor.referee4 | Piovesan, Suzan Kelly Borges | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
otimizacaointerfaceslstyle.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons