Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32130
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Huff, Guilherme Feier | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-17T17:57:52Z | - |
dc.date.available | 2023-08-17T17:57:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.citation | HUFF, Guilherme Feier. Scrum: um estudo de caso aplicado ao desenvolvimento da ferramenta LStyle. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32130 | - |
dc.description.abstract | This study aims to develop a software for identifying learning styles, using Scrum as a methodology, in order to assist educators in adapting to the different learning styles of students andproviding a more motivating and efficient educational experience. The motivation for this project stems from the challenges faced by educators in adapting to the diverse learning styles of students and the difficulties encountered by software development teams in adopting efficient methodologies. The methodology employed involved the use of Scrum, with team organization, Backlog and roadmap, sprints and meetings, and the development of the tool was carried out seeking rapid deliveries that added value, encompassing back-end and front-end, with screen prototyping and modeling. At the end of the project, Scrum was analyzed through questionnaires applied to the team and stakeholders, resulting in a lightweight and democratic tool, with internet access and minimal bureaucracy for use. The implementation of this agile development framework proved efficient for teams with little experience, contributing to the improvement of the software development process and, consequently, to the tool for identifying students’ learning styles, which can enhance the educational experience | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | pt_BR |
dc.subject | Framework (Arquivo de computador) | pt_BR |
dc.subject | Software | pt_BR |
dc.subject | Scrum (Desenvolvimento de software) | pt_BR |
dc.subject | Framework (Computer file) | pt_BR |
dc.subject | Computer software | pt_BR |
dc.subject | Scrum (Computer software development) | pt_BR |
dc.title | Scrum: um estudo de caso aplicado ao desenvolvimento da ferramenta LStyle | pt_BR |
dc.title.alternative | SCRUM: a case study applied to the development of the LStyle tool | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo desenvolver um software para identificação de estilos de aprendizagem, utilizando o Scrum como metodologia, a fim de auxiliar docentes a se adaptarem às diferentes formas de aprendizado dos alunos e proporcionar uma experiência educacional mais motivadora e eficiente. A motivação para este projeto surge das dificuldades enfrentadas pelos docentes em se adaptar aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos e dos desafios enfrentados pelas equipes de desenvolvimento de software em adotar metodologias eficientes. A metodologia adotada envolveu a utilização do Scrum, com a organização do time, Backlog e mapa de planejamento, Sprints e reuniões, e o desenvolvimento da ferramenta foi realizado buscando entregas rápidas e que agregassem valor, contemplando o back-end e front-end, com prototipações de telas e modelagens. Ao final do projeto, o Scrum foi analisado por meio de questionários aplicados ao time e aos interessados, resultando em uma ferramenta leve e democrática, com acesso à internet e pouca burocracia para uso. A implementação deste framework de desenvolvimento ágil se mostrou eficiente para equipes com pouca experiência, contribuindo para a melhoria do processo de desenvolvimento de software e, consequentemente, para a ferramenta de identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos, que pode melhorar a experiência educacional. | pt_BR |
dc.degree.local | Santa Helena | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Helena | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ito, Giani Carla | - |
dc.contributor.referee1 | Ito, Giani Carla | - |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Davi Marcondes | - |
dc.contributor.referee3 | Piovesan, Suzan Kelly Borges | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
scrumaplicadolstyle.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons