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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Luan Henrique de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-17T11:19:56Z | - |
dc.date.available | 2023-08-17T11:19:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luan Henrique de. Análise de otimização topológica para o projeto de um chassi multitubular de veículo elétrico de pequeno porte. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32118 | - |
dc.description.abstract | Topological optimization is a method that aims to find a model with the best mass distribution, taking into account fixtures, applied loads, mesh, and a specific domain. This method is one of the consequences of the use of the finite element method, being highly versatile and widely used today due to its comprehensive analysis capability and efficiency. The objective of this work is to propose a chassis for an extension project allocated at UTFPR-GP, which is developing a prototype electric car to participate in the Shell Eco Marathon energy efficiency competition. For this reason, a chassis with an optimal mass distribution that allows material removal without compromising the required strength of the chassis is sought. To achieve this goal, topological optimization was chosen as an approach. The main objective of this work is to reduce the mass of the chassis in relation to the model previously designed by the team, aiming at a significant improvement of this part. This is justified by the fact that the chassis represents a substantial portion of the prototype's total mass. The project in question aims to participate in the Shell Eco Marathon competition, which is a sustainable competition promoted by Shell. In this competition, teams from several universities from Brazil and other countries come together with the objective of traveling the longest distance with the least energy consumption in their respective prototypes. In this way, the project contributes directly to research and development in the technological and sustainable sphere, besides being aligned with the Sustainable Development Goals related to accessible and clean energy, industrial innovation and infrastructure, and sustainable cities and communities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Projetos de engenharia | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Finite element method | pt_BR |
dc.subject | Engineering design | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.title | Análise de otimização topológica para o projeto de um chassi multitubular de veículo elétrico de pequeno porte | pt_BR |
dc.title.alternative | Topological optimization analysis for the design of a multitubular chassis for small electric vehicle | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A otimização topológica é um método que visa encontrar um modelo com a melhor distribuição de massa, levando em consideração fixações, cargas aplicadas, malha e um domínio específico. Esse método é uma das consequências do uso do método dos elementos finitos, sendo altamente versátil e amplamente utilizado atualmente devido à sua capacidade de análise abrangente e eficiência. O objetivo deste trabalho é propor um chassi para um projeto de extensão alocado na UTFPR-GP, que está desenvolvendo um protótipo de carro elétrico para participar da competição de eficiência energética Shell Eco Marathon. Por esse motivo, busca-se um chassi com uma distribuição de massa ótima, que permita a remoção de material sem comprometer a resistência exigida para o chassi. Para alcançar esse objetivo, a otimização topológica foi escolhida como abordagem. O principal objetivo deste trabalho é reduzir a massa do chassi em relação ao modelo previamente projetado pela equipe, visando um aprimoramento significativo dessa peça. Isso se justifica pelo fato de que o chassi representa uma parcela substancial da massa total do protótipo. O projeto em questão visa participar da competição Shell Eco Marathon, que é uma competição sustentável promovida pela Shell. Nessa competição, equipes de diversas universidades do Brasil e de outros países se unem com o objetivo de percorrer a maior distância com o menor consumo de energia em seus respectivos protótipos. Dessa forma, o projeto contribui diretamente para a pesquisa e desenvolvimento no âmbito tecnológico e sustentável, além de estar alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados a energia acessível e limpa, inovação industrial e infraestrutura, e cidades e comunidades sustentáveis. | pt_BR |
dc.degree.local | Guarapuava | pt_BR |
dc.publisher.local | Guarapuava | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunez, David Lira | - |
dc.contributor.referee1 | Nunez, David Lira | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Luan José Franchini | - |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Carlos Bernardo Gouvea | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GP - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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