Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32107
Título: Fatores críticos para alcançar a sustentabilidade em habitações: percepção dos usuários no Brasil
Título(s) alternativo(s): Critical factors for achieving sustainability in housing: users perception in Brazil
Autor(es): Fontolan, Beatrice Lorenz
Orientador(es): Iarozinski Neto, Alfredo
Palavras-chave: Construção sustentável
Satisfação do consumidor
Análise multivariada
Habitações - Projetos e construção
Edifícios sustentáveis
Sustentabilidade
Aquisição de propriedade - Processo decisório
Comportamento do consumidor - Brasil
Sustainable construction
Consumer satisfaction
Multivariate analysis
House construction
Sustainable buildings
Sustainability
Acquisition of property - Decision making
Consumer behavior - Brazil
Data do documento: 29-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FONTOLAN, Beatrice Lorenz. Fatores críticos para alcançar a sustentabilidade em habitações: percepção dos usuários no Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: As habitações mais sustentáveis configuram-se de diversas maneiras, e a as tomadas de decisão estão cada vez mais complexas. Este estudo tem como objetivo identificar quais são os fatores contribuintes para a sustentabilidade em habitações no ponto de vista ambiental, econômico e social na percepção do usuário. Esta pesquisa classifica-se como quantitativa, de modo que os dados foram obtidos com o auxílio de instrumentos padronizados e os resultados podem ser quantificados. Os dados foram extraídos da realidade do objeto de estudo, através do método de procedimento Survey. Um questionário, estruturado com uma escala de diferencial semântico de sete pontos e 42 perguntas, foi enviado via internet. Foram realizadas análises estatísticas multivariadas dos dados, de correlação e análise fatorial, com o auxílio do software SPSS. Foi obtida uma amostra não probabilística com 255 resultados válidos. Os resultados foram estratificados de modo a obter uma amostra que correspondesse a população brasileira em relação ao gênero, resultando em 163 resultados. Abrangendo as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As análises mostraram que jovens, solteiros, do sexo feminino, sem filhos, estudantes e com maior grau de escolaridade são mais motivados a adoção de habitações mais sustentáveis. O conhecimento relacionado à construção mais sustentável afeta positivamente a disposição dos consumidores. O valor percebido apresentou um efeito positivo na intenção de consumo. Os usuários com maior sensibilidade ao consumo prestam mais atenção em pesar os ganhos e perdas, e são mais cuidadosos para tomar decisões. A intenção de compra e adoção de uma habitação sustentável mostrou-se estar muito relacionada às características ambientais. Os usuários dispostos a mudar hábitos de consumo e preocupados com o futuro do planeta estão mais motivados a adotar habitações integradas com o meio ambiente. Já a falta de informação e a falta de incentivos financeiros, legais e de facilidade para a implementação por parte do governo se configuraram como as principais barreiras. Dessa forma, conclui-se que existem fatores contribuintes para garantir o sucesso na adoção de moradias sustentáveis, os quais abordam não só a sustentabilidade ambiental, mas também incentivos financeiros e aceitação social, fatores culturais, conhecimento interno e/ou externo do indivíduo necessários para a tomada de decisão.
Abstract: The sustainable housing options come in various forms, and decision-making is becoming increasingly complex. This study aims to identify the contributing factors to sustainability in housing from the environmental, economic, and social perspectives, as perceived by the user. This research is classified as quantitative, with data obtained using standardized instruments, and results that can be quantified. The data was extracted from the reality of the study object using the Survey procedure method. A questionnaire, structured with a seven-point semantic differential scale and 42 questions, was sent online. Multivariate statistical analysis, correlation analysis, and factor analysis were conducted using the SPSS software. A non-probabilistic sample of 255 valid results was obtained. The results were stratified to obtain a sample that corresponded to the Brazilian population in terms of gender, resulting in 163 results from the South, Southeast, and Central-West regions. The analysis showed that young, single, female, childless, educated individuals were more motivated to adopt sustainable housing. Knowledge related to more sustainable construction positively affects consumer willingness. Perceived value had a positive effect on consumption intention. Consumers with higher sensitivity to consumption weigh gains and losses more carefully and are more cautious in decision-making. The intention to purchase and adopt sustainable housing is closely related to environmental characteristics. Users willing to change consumption habits and concerned about the future of the planet are more motivated to adopt housing integrated with the environment. However, the lack of information and financial, legal, and implementation incentives from the government are the main barriers. Thus, it can be concluded that there are contributing factors to ensure the success of adopting sustainable housing, which address not only environmental sustainability but also financial incentives and social acceptance, cultural factors, and internal and/or external knowledge necessary for decision-making.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32107
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fatoressustentabilidadehabitacoesbrasil.pdf4,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons