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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32106
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Carvalho, Anderson Higino de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T19:27:59Z | - |
dc.date.available | 2023-08-16T19:27:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-12 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Anderson Higino de. Estudo comparativo da acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em calçadas da região central de Campo Mourão-PR. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32106 | - |
dc.description.abstract | Accessibility has as its objective the possibility of using spaces for public use safely and autonomously, whether people with disabilities or not, permanent reduced mobility or not, guaranteeing the right to come and go, and thus promoting the inclusion of individuals who have some mobility difficulties. In this context, legislation has led to the creation of public policies that promote improvements in support in cities, to serve people with disabilities and reduced mobility. This is a comparative work to investigate the regularization of the accessibility of public pavements in the central region of the city of Campo Mourão, based on a study already carried out in 2014, which was based on Municipal Decree No. 4763/10, which brings criteria regulating the construction, reconstruction or repair of public sidewalks in an accessible manner. Through qualitative/comparative photographic surveys in the field that follow the parameters of situation/obstacle of the pavement, vegetation, tactile floor/paver and ramps, sections of the pavement were found that follow the regulations and others that showed inadequacies, which must be regularized. The study found that there was an improvement in certain parameters, but there is still a need for repairs to reach a simplified level in the accessibility of the pavement | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Projeto de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Áreas para pedestres | pt_BR |
dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Barrier-free design | pt_BR |
dc.subject | People with disabilities - Orientation and mobility | pt_BR |
dc.subject | Pedestrian areas | pt_BR |
dc.subject | Standards, Engineering | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo da acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em calçadas da região central de Campo Mourão-PR | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative study of the accessibility of people with disabilities and reduced mobility on sidewalks in the central region of Campo Mourão-PR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A acessibilidade tem como seu objetivo a possibilidade de utilização com segurança e autonomia dos espaços de uso público, sendo pessoas com deficiência ou não, mobilidade reduzida permanente ou não, garantido o direito de ir e vir, e assim promover a inclusão dos indivíduos que possuem alguma dificuldade de locomoção. Neste contexto, as legislações vêm fazendo com que sejam criadas políticas públicas que promovem melhorias de adequação nas cidades, para atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Este é um trabalho comparativo de averiguação de regularização da acessibilidade do calçamento público da região central da cidade de Campo Mourão com base em um estudo já realizado no ano de 2014, o que baseou-se no Decreto Municipal n° 4763/10 que traz critérios que regulamentam a construção, reconstrução ou reparos de passeios públicos de forma acessível. Por meio de levantamentos fotográficos qualitativos/comparativo em campo que seguem os parâmetros de situação/obstáculo do calçamento, vegetação, piso podotátil/paver e rampas, foram encontrados trechos do calçamento que seguem as normativas e outros que apresentaram inadequações, que devem ser regularizadas. O estudo apontou que houve uma melhoria de adequação em certos parâmetros, porém ainda há necessidade de reparos para que se alcance um nível satisfatório na acessibilidade do calçamento. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
dc.contributor.referee2 | Volpato, Evandro Luis | - |
dc.contributor.referee3 | Vieira, Jucélia Kuchla | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
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