Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32083
Título: | O ensino de ciências nas séries iniciais mediado por atividades remotas: o que foi publicado sobre esse tema durante a pandemia do COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Science teaching in the early grades mediated by remote activities: what was published on this topic during the COVID-19 pandemic |
Autor(es): | Benedito, Adriane da Silva |
Orientador(es): | Romero, Adriano Lopes |
Palavras-chave: | Pesquisa bibliográfica COVID-19, Pandemia de, 2020- Ciência - Estudo e ensino Ensino à distância Searching, Bibliographical COVID-19 Pandemic, 2020- Science - Study and teaching Distance education |
Data do documento: | 23-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | BENEDITO, Adriane da Silva. O ensino de ciências nas séries iniciais mediado por atividades remotas: o que foi publicado sobre esse tema durante a pandemia do COVID-19. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023. |
Resumo: | O presente artigo buscou verificar o que foi publicado sobre o ensino de Ciências, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, por meio das mídias digitais, durante o período da pandemia COVID-19. Para tanto, utilizamos a revisão sistemática como método de investigação científica, utilizando o Google Acadêmico como buscador de referências bibliográficas. Por meio da revisão sistemática chegamos a 10 textos, que compuseram o corpus da pesquisa. A partir da definição do corpus, os textos foram analisados quanto aos seus aspectos estruturais e conteúdo. Para complementar a análise inicial de conteúdo, utilizamos os registros fornecidos pelo software IRaMuTeQ objetivando subsidiar os resultados da pesquisa. Como resultado das análises, verificamos a ascensão e relevância do tema, bem como, quanto ao conteúdo dos trabalhos, a preocupação em relatar os desafios que o trabalho docente enfrentou ao ter de ser abruptamente adaptado para o meio virtual. |
Abstract: | This article sought to verify what was published about teaching science in the early grades of elementary school, through digital media, during the COVID-19 pandemic. To this end, we used a systematic review as a scientific research method, using Google Scholar as a search engine for bibliographic references. Through the systematic review, we arrived at ten texts, which composed the corpus of the research. After the definition of the corpus, the texts were analyzed regarding their structural aspects and content. To complement the initial content analysis, we used the records provided by the IRaMuTeQ software aiming to support the research results. As a result of the studies, we verified the rise and relevance of the theme, as well as, regarding the content of the works, the concern in reporting the challenges that the teaching work faced when it had to be abruptly adapted to the virtual environment. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32083 |
Aparece nas coleções: | CM - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinocienciaspandemiacovid.pdf | 72,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.