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Título: Neurociência e Transtorno do Espectro Autista (TEA): revisão sistemática de estratégias didáticas pedagógicas para a aprendizagem em química
Título(s) alternativo(s): Neuroscience and Autism Spectrum Disorder (ASD): systematic review of pedagogic didactic strategies for chemistry learning
Autor(es): Iinuma, Tânia
Orientador(es): Figueiredo, Márcia Camilo
Palavras-chave: Transtornos do espectro autista
Pesquisa bibliográfica
Química - Estudo e ensino
Educação especial
Autism spectrum disorders
Searching, Bibliographical
Chemistry - Study and teaching
Special education
Data do documento: 28-Jul-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: IINUMA, Tânia. Neurociência e Transtorno do Espectro Autista (TEA): revisão sistemática de estratégias didáticas pedagógicas para a aprendizagem em química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Esta pesquisa parte do seguinte problema elaborado na forma de pergunta: Quais estratégias didáticas pedagógicas publicadas em artigos de periódicos brasileiro contemplam a área de Neurociência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Química no ensino médio e que oportunizam a aprendizagem em Química de alunos com TEA? O objetivo foi identificar em artigos científicos de periódicos brasileiros, estratégias didáticas pedagógicas que contemplam a área de Neurociência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Química do ensino médio e oportunizam a aprendizagem em Química de alunos com TEA. Na pesquisa básica, qualitativa e do tipo exploratória, utilizamos a pesquisa bibliográfica e para delineá-la, efetuamos uma revisão sistemática da literatura, que contemplou o levantamento de artigos divulgados no Google Acadêmico. Na coleta de dados empregamos três descritores: 1 (um): "neurociencia" and "autismo" and "ensino médio" and "Química". 2 (dois): "neurociencia" and "autista" and "ensino médio" and "Química". 3 (três): “"neurociência" and "transtorno do espectro autista" and "ensino médio" and "Química". De início, encontramos trinta e seis (36) trabalhos, no entanto, ao verificarmos um por um, constatamos que alguns se repetiram na busca dos descritores, resultando em vinte e oito (28) artigos. Deste total, adotamos cinco fases de inclusão e exclusão para compor os artigos a serem analisados, ficando um total de quinze (15), organizados em quatro categorias: i) trabalhos científicos que apresentam estratégias voltadas ao ensino para alunos com TEA (3 artigos); ii) trabalhos científicos que apresentam estratégias de ensino de Química e Ciências da Natureza (2 artigos); iii) trabalhos científicos que apresentam contribuições da neurociência para o ensino (10 artigos); iv) trabalhos científicos que apresentam estratégias voltadas ao ensino de Química para alunos com TEA com o auxílio dos estudos da neurociência. Nos resultados, verificamos na primeira categoria que os estudos combinam estratégias pedagógicas convencionais com Tecnologia Assistiva e diferentes métodos de intervenção como formas de potencializar o desenvolvimento social, linguagem e aprendizagem dos alunos com TEA. Na segunda, identificamos que os trabalhos abordaram estratégias de ensino de Química, enfatizando o uso de jogos didáticos como recurso pedagógico para exercitar habilidades cognitivas e sociais, promover a motivação e conectar os conteúdos com a realidade dos estudantes. Na terceira, evidenciamos nos estudos as contribuições da neurociência para o ensino de forma geral, como a compreensão do funcionamento do cérebro dos alunos, o desenvolvimento de estratégias de ensino mais eficazes, a personalização da aprendizagem e a promoção de um ambiente de aprendizagem saudável. Na quarta, identificamos a falta de trabalhos que apresentassem estudos da neurociência e estratégias específicas voltadas ao ensino de Química para alunos com TEA. Diante os resultados, destacamos a importância de inserir estudos de Neurociências na educação para compreendermos o funcionamento do cérebro, identificarmos as dificuldades de aprendizagem, para promovermos um ambiente inclusivo.
Abstract: This research starts from the following problem elaborated in the form of a question: What pedagogical didactic strategies published in articles in Brazilian journals include the area of Neuroscience, Autistic Spectrum Disorder (ASD), Chemistry in high school and that provide opportunities for learning in Chemistry for students with TEA? The objective was to identify, in scientific articles from Brazilian periodicals, pedagogical didactic strategies that contemplate the area of Neuroscience, Autistic Spectrum Disorder (ASD), High School Chemistry and provide opportunities for learning in Chemistry for students with ASD. In basic, qualitative and exploratory research, we used bibliographical research and to delineate it, we carried out a systematic review of the literature, which included a survey of articles published on Google Scholar. In data collection we used three descriptors: 1 (one): "neuroscience" and "autism" and "high school" and "Chemistry". 2 (two): "neuroscience" and "autistic" and "high school" and "Chemistry". 3 (three): “"neuroscience" and "autistic spectrum disorder" and "high school" and "Chemistry". Initially, we found thirty-six (36) works, however, when checking one by one, we found that some were repeated in the search for descriptors, resulting in twenty-eight (28) articles. Of this total, we adopted five stages of inclusion and exclusion to compose the articles to be analyzed, leaving a total of fifteen (15), organized into four categories: i) scientific works that present strategies aimed at teaching students with ASD (3 articles) ; ii) scientific works that present strategies for teaching Chemistry and Natural Sciences (2 articles); iii) scientific works that present contributions from neuroscience to teaching (10 articles); iv) scientific works that present strategies aimed at teaching Chemistry to students with ASD with the help of neuroscience studies. In the results, we verified in the first category that the studies combine conventional pedagogical strategies with Assistive Technology and different intervention methods as ways to enhance the social development, language and learning of students with ASD. In the second, we identified that the works addressed Chemistry teaching strategies, emphasizing the use of didactic games as a pedagogical resource to exercise cognitive and social skills, promote motivation and connect the contents with the students' reality. In the third, we show in the studies the contributions of neuroscience to teaching in general, such as understanding the functioning of students' brains, developing more effective teaching strategies, personalizing learning and promoting a healthy learning environment. In the fourth, we identified the lack of works that presented neuroscience studies and specific strategies aimed at teaching Chemistry for students with ASD. Given the results, we highlight the importance of inserting Neuroscience studies in education to understand the functioning of the brain, identify learning difficulties, to promote an inclusive environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32081
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