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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Ligia-
dc.date.accessioned2023-08-08T17:06:36Z-
dc.date.available2023-08-08T17:06:36Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationMENDES, Ligia. Práticas de gestão do conhecimento orientadas para sistemas de trabalho de alto desempenho: análise em universidades públicas federais. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32012-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Práticas de gestão do conhecimento orientadas para sistemas de trabalho de alto desempenho em universidades públicas federaispt_BR
dc.description.abstractThe literature points out that the competitiveness and results of organizations depend on developing the appreciation of human capital (HC) to boost results. Thus, the development and implementation of high performance work systems (STAD) arise, which involve a set of human resource management (HRM) practices to improve employee performance, promote their motivation and a work environment open to contributions. . The recognized importance of people, and especially their engagement, becomes a source of sustained competitive advantage. The policies and practices adopted as HPWS almost always involve stimuli that are easily applicable to private sector organizations. Thus, the question that guides the study arises: do Knowledge Management (KM) practices contribute the development/construction/training of HPWS in public universities. Thus, the general objective of the research is to evaluate the impact of KM practices on the development of HPWS in the public university. Therefore, we seek to theoretically relate the themes GC and HPWS; identify KM practices in the public university; verify the CoP as a tool to enhance the STAD in the public university. This is qualitative research using the bibliographic and documentary research method. The sampling was obtained through a search on the website of a federal public university, chosen due to its particularity of being formed by 13 campuses, thus requesting the adoption of KM practices that contribute to the management of institutional information.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectComunidade e universidadept_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectServiço público - Administração de pessoalpt_BR
dc.subjectHuman capitalpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectCommunity and collegept_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectPublic officerspt_BR
dc.subjectCivil service - Personnel managementpt_BR
dc.titlePráticas de gestão do conhecimento orientadas para sistemas de trabalho de alto desempenho: análise em universidades públicas federaispt_BR
dc.title.alternativeKnowledge management practices focused on high-performance work systems: analysis in federal public universitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA literatura aponta que a competitividade e os resultados das organizações dependem de desenvolver a valorização do capital humano (CH) para impulsionar os resultados. Assim, surge o desenvolvimento e implementação de sistemas de trabalho de alto desempenho (STAD), que envolvem um conjunto de práticas de gestão de recursos humanos (GRH) para melhorar o desempenho dos funcionários, promover sua motivação e um ambiente de trabalho aberto às contribuições. A reconhecida importância das pessoas e principalmente do seu engajamento, torna-se uma fonte de vantagem competitiva sustentada. As políticas e práticas adotadas como STAD, quase sempre envolvem estímulos facilmente aplicáveis às organizações da iniciativa privada. Surge assim a questão que orienta o estudo: as práticas de Gestão do Conhecimento (GC) contribuem no desenvolvimento/construção/formação de STAD na universidade pública? Assim, o objetivo geral da pesquisa é avaliar o impacto das práticas de GC no desenvolvimento de STAD na universidade pública. Para tanto, busca-se relacionar teoricamente os temas GC e STAD; identificar práticas de GC na universidade pública; verificar a CoP como ferramenta para potencializar os STAD na universidade pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa empregando o método de pesquisa bibliográfico e documental. A amostragem foi obtida por meio de pesquisa na página eletrônica de uma universidade pública federal, escolhida devido a sua particularidade de ser formada por 13 campi, solicitando assim a adoção de práticas de GC que contribuam com a gestão das informações institucionais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0216-7870pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6270642593869108pt_BR
dc.contributor.advisor1Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dergint, Dario Eduardo Amaral-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5914-3474pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178802222811779pt_BR
dc.contributor.referee1Zarelli, Paula Regina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0279-6933pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728369712114321pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Andriele De Pra-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0266-8595pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290738827565231pt_BR
dc.contributor.referee3Inomata, Danielly Oliveira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5657-2137pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6976397161261491pt_BR
dc.contributor.referee4Dergint, Dario Eduardo Amaral-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-5914-3474pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178802222811779pt_BR
dc.contributor.referee5Barbosa, Flavia Lorenne Sampaio-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-4804-9538pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3271567015867945pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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