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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31914
Título: | Desvelando o uso de termos científicos em xampus: possibilidades para o ensino de ciências crítico |
Título(s) alternativo(s): | Unveiling the use of scientific terms in shampoos: possibilities for critical science education |
Autor(es): | Durço, João Victor Nunes |
Orientador(es): | Romero, Adriano Lopes |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Dermatologia Rótulos Ciência - Terminologia Produtos para cabelo Science - Study and teaching Dermatology Labels Science - Terminology Hair preparations |
Data do documento: | 22-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | DURÇO, João Victor Nunes. Desvelando o uso de termos científicos em xampus: possibilidades para o ensino de ciências crítico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023. |
Resumo: | A Ciência está em diferentes aspectos em nosso dia a dia, principalmente na leitura de rótulos de xampus, apresentados nas prateleiras de supermercados, drogarias e demais conveniências. A interpretação dos termos científicos explícitos nos rótulos não é uma tarefa simples, mas é por meio dela que somos capazes de verificar a Ciência contida no contexto social, em que podemos ler e refletir sobre as questões científicas das quais não estamos familiarizados, possibilitando-nos acesso a cultura científica. Nesse sentido, este estudo tem o intuito de: (i) identificar termos científicos químicos e não químicos utilizados em rótulos de xampus; (ii) compreender, por intermédio de artigos das áreas de Dermatologia e Química, a coerência de termos científicos presentes em rótulos de xampus; (iii) analisar a possibilidade de contribuição do uso de termos científicos presentes em rótulos de xampus para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências e; (iv) apresentar propostas de utilização de termos científicos presentes em rótulos de xampus para o ensino de Ciências crítico. Para isso, foi utilizado a abordagem metodológica qualitativa exploratória, em que inicialmente foi selecionado as drogarias para avaliação de todos os termos científicos, posteriormente a escolha do xampu Darrow® e Eico®, com os termos: “Ácido Salicílico” e “Piroctona Olamina”, “Proteína do Trigo”, “Óleo de Coco” e “Pantenol”, respectivamente. Em seguida, foi compreendido por meio de artigos científicos a eficiência dos termos científicos nos xampus, e por fim analisado a possibilidade da utilização desses termos para o ensino e aprendizagem de Ciências numa perspectiva crítica. Dentre os termos científicos analisados, foi possível verificar que, amparados na literatura, todos apresentaram resultados satisfatórios no que se refere ao tratamento capilar ou benefícios para melhora dos cabelos. O Ácido Salicílico se mostrou eficiente para a intervenção contra dermatite seborreica e psoríase. A Piroctona Olamina se mostrou eficiente de maneira agradável para o tratamento capilar, seja em relação a alopecia androgênica ou a dermatite seborreica capilar. A Proteína de Trigo explicitou a eficácia na hidratação e na formação de biofilmes nos cabelos. O Óleo de Coco, também se apontou adequado a lubrificação capilar. E o Pantenol retratou a eficiência no que tange o tratamento da queda de cabelos. Além disso, tanto o Referencia Curricular do Paraná quanto a Base Nacional Comum Curricular demostraram de maneira promissora a utilização dos termos científicos para o processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências crítico, uma vez que declararam que a educação deve estar embasada no cotidiano e contexto do aluno, para que ele possa usufruir dos conhecimentos adquiridos em seu dia a dia, principalmente no que se trata a leitura de rótulos/embalagens. |
Abstract: | Science is in different aspects in our daily life, especially when reading the labels of shampoos, presented on the shelves of supermarkets, drugstores and other conveniences. The interpretation of the scientific terms explicit on labels is not a simple task, but it is through it that we are able to verify the Science contained in the social context, in which we can read and reflect about the scientific issues that we are not familiar with, giving us access to scientific culture. In this sense, this study aims to: (i) identify chemical and non-chemical scientific terms used in shampoo labels; (ii) understand, through articles from the areas of Dermatology and Chemistry, the coherence of scientific terms present in shampoo labels; (iii) analyze the possible contribution of the use of scientific terms present in shampoo labels for the process of teaching and learning Science, and (iv) present proposals for the use of scientific terms present in shampoo labels for critical Science teaching. For this, the qualitative exploratory methodological approach was used, in which initially the drugstores were selected for evaluation of all scientific terms, subsequently the choice of Darrow® and Eico® shampoo, with the terms: "Salicylic Acid" and "Piroctone Olamine", "Wheat Protein", "Coconut Oil" and "Panthenol", respectively. Then, the efficiency of scientific terms in shampoos was understood through scientific articles, and, finally, the possibility of using these terms for teaching and learning science from a critical perspective was analyzed. Among the scientific terms analyzed, it was possible to verify that, supported by the literature, all of them presented satisfactory results regarding hair treatment or benefits for hair improvement. Salicylic acid proved to be efficient for the intervention against seborrheic dermatitis and psoriasis. Piroctone Olamine proved to be efficient in a nice way for hair treatment, either in relation to androgenic alopecia or seborrheic hair dermatitis. Wheat Protein made explicit the effectiveness in moisturizing and in the formation of biofilms in the hair. Coconut Oil, too, was found to be suitable for hair lubrication. And Panthenol showed efficiency when it comes to hair loss treatment. Moreover, both the Curricular Reference of Paraná and the Common National Curricular Base demonstrated in a promising way the use of scientific terms for the teaching and learning process in critical science education, since they declare that education must be based on the student's daily life and context, so that he can use the knowledge acquired in his daily life, especially when it comes to reading labels/packaging. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31914 |
Aparece nas coleções: | CM - Licenciatura em Química |
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