Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31880
Título: | Educação ambiental crítica em contexto de formação continuada de docentes: reflexões e desafios em espaços escolares da rede municipal de ensino de Curitiba - PR |
Título(s) alternativo(s): | Critical environmental education in the context of teacher continuing education: reflections and challenges in school spaces of the municipal education network of Curitiba - PR |
Autor(es): | Cruz, Marcia Aparecida Linartevis da |
Orientador(es): | Roehrig, Silmara Alessi Guebur |
Palavras-chave: | Educação ambiental - Estudo e ensino (Educação permanente) Sustentabilidade Professores - Formação Educação permanente Escolas públicas - Curitiba (PR) Currículos - Planejamento Environmental education - Study and teaching (Continuing education) Sustainability Teachers, Training of Continuing education Public schools - Curitiba (Brazil) Curriculum planning |
Data do documento: | 14-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CRUZ, Marcia Aparecida Linartevis da. Educação ambiental crítica em contexto de formação continuada de docentes: reflexões e desafios em espaços escolares da rede municipal de ensino de Curitiba PR. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | O meio ambiente passa por modificações e a sua preservação tem sido pauta de discussão em muitos segmentos na contemporaneidade. É importante que a sociedade desenvolva um olhar crítico para reconhecer, problematizar e questionar os impactos dessas mudanças. Nesse aspecto, a escola se torna um ambiente favorável para fomentar o senso de pertencimento e responsabilidade com o ambiente que nos cerca, dialogando com os diferentes componentes curriculares na construção de uma Educação Ambiental Crítica. O presente trabalho objetivou analisar como docentes de diferentes componentes curriculares, dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública, relacionam sua prática pedagógica com a Educação Ambiental Crítica. Sendo assim, foi proposta uma formação continuada com os docentes utilizando a técnica de grupo focal. Essa formação foi realizada de forma remota, com quatro encontros síncronos e atividades assíncronas, totalizando trinta horas. Foi abordada a configuração das Políticas Públicas da Educação Ambiental, historicamente o campo ambiental até o âmbito da política ambiental, além da Base Nacional Comum Curricular, e a Educação Ambiental transversal, interdisciplinar e crítica com a Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. As informações que deram origem aos dados foram obtidas a partir da gravação em áudio das discussões levantadas durante os encontros, as atividades desenvolvidas pelos participantes, as produções textuais, as apresentações por parte dos participantes do curso, as respostas aos questionários e os registros em diários de campo da pesquisadora. Conclui-se que esta pesquisa contribuiu na formação e transformação da prática dos docentes em relação à temática ambiental, porém, trouxe desafios importantes no território escolar, como a necessidade urgente da experiência formativa contínua em contextos da Educação Ambiental Crítica dentro dos planejamentos de ensino de todos os componentes curriculares e momentos de formação conjunta para permitir o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Para garantir uma cidade educadora com práticas voltadas para uma educação para a sustentabilidade, é imprescindível que os projetos interdisciplinares sejam o meio para a construção de uma Educação Ambiental Crítica. Nesse sentido, o Produto Educacional elaborado no âmbito desta pesquisa pode contribuir com a formação de docentes, à medida que traz possibilidades de abordar esta temática de Educação Ambiental em diferentes componentes curriculares de ensino, com desenvolvimento de diálogos coletivos sobre o conhecimento ambiental no cotidiano escolar, articulados com as propostas de formação continuada, estímulo à reflexão das ações sobre a realidade atual e a crise ambiental que vivemos. |
Abstract: | The environment is undergoing changes, and its preservation has been a topic of discussion in many sectors in contemporary times. It is important for society to develop a critical perspective to recognize, problematize, and question the impacts of these changes. In this aspect, schools become favorable environments to foster a sense of belonging and responsibility towards the surrounding environment, engaging with different curriculum components in the construction of Critical Environmental Education. The present study aimed to analyze how teachers from different curriculum components in the final years of elementary school in a public school relate their pedagogical practice to Critical Environmental Education. Therefore, a continuing education program was proposed for teachers using the focus group technique. This training was conducted remotely, with four synchronous meetings and asynchronous activities, totaling thirty hours. The configuration of Public Policies on Environmental Education was addressed, historically from the environmental field to the scope of environmental policy, in addition to the National Common Curricular Base and Transversal, Interdisciplinary, and Critical Environmental Education with the Science, Technology, Society, and Environment Approach. Data analysis was performed through Discursive Textual Analysis. The information that generated the data was obtained from audio recordings of the discussions raised during the meetings, the activities carried out by the participants, the written productions, the presentations by the course participants, the questionnaire responses, and the researcher's field diary entries. It is concluded that this research contributed to the training and transformation of teachers' practice regarding environmental issues; however, it presented important challenges in the school environment, such as the urgent need for continuous training experience in Critical Environmental Education within the lesson plans of all curriculum components and moments of joint training to enable the development of interdisciplinary projects. To ensure an educational city with practices focused on education for sustainability, it is essential for interdisciplinary projects to be the means for the construction of Critical Environmental Education. In this sense, the Educational Product developed within the scope of this research can contribute to teacher training by bringing possibilities for addressing this Environmental Education theme in different curriculum components, fostering collective dialogues about environmental knowledge in everyday school life, articulated with proposals for continuing education, stimulating reflection on actions regarding the current reality and the environmental crisis we are experiencing. |
Descrição: | Acompanha: Caderno de orientação pedagógica: educação ambiental crítica na formação docente |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31880 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacaoambientalcriticaformacao.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
educacaoambientalcriticaformacao_produto.pdf | 6,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons