Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31875
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMazzari, Vania de Sales Porcote-
dc.date.accessioned2023-07-25T17:21:47Z-
dc.date.available2023-07-25T17:21:47Z-
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.citationMAZZARI, Vania de Sales Porcote. O letramento digital de docentes das séries iniciais a partir da perspectiva dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31875-
dc.description.abstractThis research took place as part of a project in partnership between the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) and the Lar dos Meninos de São Luiz (LMSL), an educational institution that provides activities for the digital literacy of children in assisted regime, in active partnership with families in the community of Curitiba. Therefore, the objective of this research was to investigate, through a critical approach, how aspects of Science, Technology, and Society contribute to the digital literacy process of teachers in the early grades, considering an interdisciplinary and participatory approach. The methodological approach consisted of four main steps: (1) literature review, (2) field study, (3) analysis of the data obtained in the field, and (4) presentation of the results and discussions. The results consisted of four Open Educational Resources titled "Research," "Graph," "Open Image," and "Mind Map," developed in collaboration with the teachers from LMSL to support their educational practices. Analyzing the results from the teachers, the use of OERs was highly beneficial for the students' critical education as well, even though this study was beyond the scope of the research, providing them with opportunities to explore concepts and develop skills in a practical and meaningful way.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRecurso educacional abertopt_BR
dc.subjectProfessores de ciência - Estudo e ensino (Educação permanente)pt_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectOpen educational resourcespt_BR
dc.subjectScience teachers - Study and teaching (Continuing education)pt_BR
dc.subjectElementary school teacherspt_BR
dc.titleO letramento digital de docentes das séries iniciais a partir da perspectiva dos estudos de ciência, tecnologia e sociedadept_BR
dc.title.alternativeThe digital literacy of early grade teachers from the perspective of science, technology and society studiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa ocorreu como parte de um projeto em parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Lar dos Meninos de São Luiz (LMSL), uma instituição educacional que proporciona atividades para o letramento digital de crianças assistidas em regime de contraturno, em parceria ativa com as famílias na comunidade de Curitiba. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi investigar, através de uma estratégia crítica, como aspectos de Ciência, Tecnologia e Sociedade contribuem no processo de letramento digital de docentes das séries iniciais, considerando uma abordagem interdisciplinar e participativa. O percurso metedológico teve quatro estapas principais: (1) pesquisa bibliográfica, (2) estudo de campo, (3) análise dos dados obtidos em campo e (4) apresentação dos resultados e discussões. Os resultados foram quatro Recursos Educacionais Abertos intitulados como "Pesquisa", "Gráfico", "Imagem Aberta" e "Mapa Mental" desenvolvidos em conjunto com as docentes do LMSL para apoiar suas práticas educacionais. Analisando os resultados das docentes, o uso de REAs foi muito útil para a educação crítica dos estudantes também, mesmo esse estudo estando fora do escopo da pesquisa, fornecendo-lhes oportunidades para explorar conceitos e desenvolver habilidades de maneira prática e significativa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3296-6689pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0807260633536078pt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9327-223Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9327-223Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, André Barros de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1728-6063pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7610669796869668pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Claudia Bordin Rodrigues da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2598-3918pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8511860334999725pt_BR
dc.contributor.referee4Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0222-9138pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4597216569899545pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
letramentodocentestecnologiasociedade.pdf3,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons