Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31875
Título: O letramento digital de docentes das séries iniciais a partir da perspectiva dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade
Título(s) alternativo(s): The digital literacy of early grade teachers from the perspective of science, technology and society studies
Autor(es): Mazzari, Vania de Sales Porcote
Orientador(es): Amaral, Marilia Abrahão
Palavras-chave: Letramento digital
Tecnologia - Aspectos sociais
Tecnologia educacional
Recurso educacional aberto
Professores de ciência - Estudo e ensino (Educação permanente)
Professores de ensino fundamental
Computer literacy
Technology - Social aspects
Educational technology
Open educational resources
Science teachers - Study and teaching (Continuing education)
Elementary school teachers
Data do documento: 19-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MAZZARI, Vania de Sales Porcote. O letramento digital de docentes das séries iniciais a partir da perspectiva dos estudos de ciência, tecnologia e sociedade. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Esta pesquisa ocorreu como parte de um projeto em parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Lar dos Meninos de São Luiz (LMSL), uma instituição educacional que proporciona atividades para o letramento digital de crianças assistidas em regime de contraturno, em parceria ativa com as famílias na comunidade de Curitiba. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi investigar, através de uma estratégia crítica, como aspectos de Ciência, Tecnologia e Sociedade contribuem no processo de letramento digital de docentes das séries iniciais, considerando uma abordagem interdisciplinar e participativa. O percurso metedológico teve quatro estapas principais: (1) pesquisa bibliográfica, (2) estudo de campo, (3) análise dos dados obtidos em campo e (4) apresentação dos resultados e discussões. Os resultados foram quatro Recursos Educacionais Abertos intitulados como "Pesquisa", "Gráfico", "Imagem Aberta" e "Mapa Mental" desenvolvidos em conjunto com as docentes do LMSL para apoiar suas práticas educacionais. Analisando os resultados das docentes, o uso de REAs foi muito útil para a educação crítica dos estudantes também, mesmo esse estudo estando fora do escopo da pesquisa, fornecendo-lhes oportunidades para explorar conceitos e desenvolver habilidades de maneira prática e significativa.
Abstract: This research took place as part of a project in partnership between the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) and the Lar dos Meninos de São Luiz (LMSL), an educational institution that provides activities for the digital literacy of children in assisted regime, in active partnership with families in the community of Curitiba. Therefore, the objective of this research was to investigate, through a critical approach, how aspects of Science, Technology, and Society contribute to the digital literacy process of teachers in the early grades, considering an interdisciplinary and participatory approach. The methodological approach consisted of four main steps: (1) literature review, (2) field study, (3) analysis of the data obtained in the field, and (4) presentation of the results and discussions. The results consisted of four Open Educational Resources titled "Research," "Graph," "Open Image," and "Mind Map," developed in collaboration with the teachers from LMSL to support their educational practices. Analyzing the results from the teachers, the use of OERs was highly beneficial for the students' critical education as well, even though this study was beyond the scope of the research, providing them with opportunities to explore concepts and develop skills in a practical and meaningful way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31875
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
letramentodocentestecnologiasociedade.pdf3,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons