Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRebecchi, João Victor-
dc.date.accessioned2023-07-24T12:13:54Z-
dc.date.available2023-07-24T12:13:54Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationREBECCHI, João Victor. Análise de acessibilidade segundo a NBR 9050:2020 nos colégios públicos do município de Juranda – Paraná. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31871-
dc.description.abstractEvery citzen has the right to education and to ensure this, schools must be accessible places, allowing access to anyone regardless your possible physical limitations. This paper contains the analisys of acessibility of the State High School João Maffei Rosa and the Municipal School Paulo Roberto H. Hrehuchuk, both located in the city of Juranda – Paraná, showin which parameters are in compliance, or not, with the NBR 9050:2020, standard that defines the rules to make a place accessible. Using records and on-site analysis, it was found that the high school is in critical accessibility situation, as no analyzed item was in accordance with the standard. In the school the situation is different, as this one contains a accessible route and support bars in required locations, as example. In this way, so that any student, employee or visitors can make full use of the analyzed institution, this spaces must be adequated to the standard.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectBarrier-free designpt_BR
dc.subjectStandards, Engineeringpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.titleAnálise de acessibilidade segundo a NBR 9050:2020 nos colégios públicos do município de Juranda – Paranápt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the acessibility according to NBR 9050:2020 of public schools in the city of Juranda – Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTodo cidadão possui direito à educação e para que este seja garantido, escolas e colégios devem ser locais acessíveis, permitindo assim o acesso a qualquer indivíduo independentemente de suas possíveis limitações físicas. Este trabalho contém a análise de acessibilidade do Colégio Estadual João Maffei Rosa e da Escola Municipal Paulo Roberto H. Hrehuchuk, ambos localizados no município de Juranda – Paraná, mostrando quais parâmetros estão conformes, ou não, com a NBR 9050:2020, norma que define os critérios para tornar um local acessível. Por meio de registros e análises in loco, constatou-se que o colégio estadual está em situação crítica de acessibilidade, já que nenhum item analisado estava de acordo com a norma. Para a escola municipal, a situação é diferente, já que esta conta com uma rota acessível e barras de apoio nos locais necessários, por exemplo. Dessa forma, para que qualquer estudante, funcionário ou visitante possa utilizar de maneira completa os ambientes analisados, os espaços devem passar por adequações que atendam à norma.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.contributor.referee1Moreira, Vera Lúcia Barradas-
dc.contributor.referee2Souza, Paula Cristina de-
dc.contributor.referee3Szpak, Wesley-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseacessibilidadecolegios.pdf4,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons