Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31863
Título: | Avalies: plataforma para gerenciamento de avaliações |
Título(s) alternativo(s): | Avalies: evaluations management platform |
Autor(es): | Portela, Letícia Mazzo |
Orientador(es): | Roberto, Rafael Liberato |
Palavras-chave: | Avaliação Professores Tecnologia educacional Evaluation Teachers Educational technology |
Data do documento: | 9-Ago-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | PORTELA, Letícia Mazzo. Avalies: plataforma para gerenciamento de avaliações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021. |
Resumo: | Os avanços tecnológicos dos últimos anos trouxeram contribuições para diversos setores da sociedade, como é o caso do setor educacional. Apesar disso, este setor ainda conta com certas lacunas que merecem ser melhor exploradas. Uma delas se caracteriza pela ausência de suporte tecnológico adequado ao professor durante o processo de avaliação de seus alunos. Além do mais, considerando que em 2018 foi lançada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual propõe um conjunto de competências e habilidades que deve ser desenvolvido pelos estudantes ao longo da Educação Básica, este foi mais um fator que veio para compor o conjunto de informações que o professor deve se atentar. Tendo isso em vista, este trabalho discute o impacto que uma ferramenta tecnológica pode proporcionar aos professores na elaboração e interpretação dos resultados da avaliação. A investigação foi conduzida com o objetivo de responder à seguinte Questão de Pesquisa: "Quais são os benefícios proporcionados por uma ferramenta tecnológica que forneça dados auxiliares para a interpretação dos resultados da avaliação dos seus alunos, de acordo com as premissas da BNCC?". Para este fim, foram definidas cinco etapas: Levantamento de Dados, Análise de Dados, Imersão e Identificação das Funcionalidades, Validação das Funcionalidades e Implementação da Plataforma. Assim, nas duas etapas iniciais foram identificados os arquétipos de usuários, a relação deles com a BNCC e suas principais dificuldades. Em seguida, na terceira etapa, houve o acompanhamento do planejamento real de uma avaliação, o que permitiu a criação de um protótipo com um conjunto inicial de funcionalidades. Essas funcionalidades foram validadas na quarta etapa e, após essa validação, foi possível construir uma ferramenta que se encaixa nas necessidades e na realidade do professor em sala de aula. Com isso, foi possível responder à QP, visto que foram identificados benefícios diretos e indiretos proporcionados pela plataforma Avalies. Diretamente, o professor consegue gerenciar turmas, avaliações e diários, mas, indiretamente, a plataforma estimula a reflexão do professor em diferentes pontos, possibilitando que intervenções pedagógicas sejam efetuadas com base nessas reflexões. |
Abstract: | Technological advances in recent years have brought contributions to various sectors of society, such as the educational sector. Despite this, this sector still has certain gaps that deserve to be better explored. One of them is characterized by the absence of adequate technological support for the teacher during the process of evaluating their students. Furthermore, considering that in 2018 the Common National Curriculum Base (BNCC) was launched, which proposes a set of skills and abilities that should be developed by students throughout basic education, this was another factor that came to compose the set of information that the teacher should pay attention to. With this in mind, this work discusses the impact that a technological tool can provide to teachers in the elaboration and interpretation of assessment results. The investigation was conducted with the objective of answering the following Research Question: "What are the benefits provided by a technological tool that provides auxiliary data for the interpretation of the results of the assessment of its students, according to the premises of the BNCC?". To this end, five stages were defined: Data Survey, Data Analysis, Immersion and Identification of Functionalities, Functionality Validation and Platform Implementation. Thus, in the two initial stages, the archetypes of users, their relationship with the BNCC and their main difficulties were identified. Then, in the third stage, there was the monitoring of the planning of an evaluation, which allowed the creation of a prototype with an initial set of features. These characteristics were validated in the fourth stage and, after this validation, it was possible to build a tool that fits the needs and reality of the teacher in the classroom. With this, it was possible to respond to the QP, as direct and indirect benefits provided by the Avalies platform were identified. Directly, the teacher is able to manage the classes, assessments and schedules, but indirectly, the platform encourages the teacher’s reflection at different points, enabling pedagogical interventions to be carried out based on these reflections. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31863 |
Aparece nas coleções: | CM - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avaliesplataformagerenciamentoavaliacoes.pdf | 4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.