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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31853
Título: | A conservação da fauna através da tecnologia: cartilha didática como ferramenta de educação ambiental no Parque Nacional do Iguaçu |
Título(s) alternativo(s): | Fauna conservation through technology: didactic booklet as a tool for environmental education in the Iguaçu National Park |
Autor(es): | Bassanes, Luis Felipe |
Orientador(es): | Kovalski, Mara Luciane |
Palavras-chave: | Áreas de conservação de recursos naturais Educação ambiental Material didático Natural resources conservation areas Environmental education Courseware |
Data do documento: | 16-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | BASSANES, Luis Felipe. A conservação da fauna através da tecnologia: Cartilha didática como ferramenta de educação ambiental no Parque Nacional do Iguaçu. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022. |
Resumo: | O Bioma Mata Atlântica possui a maior biodiversidade em espécies do mundo, com mais de 893 espécies de aves e 250 espécies de mamíferos, além de altos índices de endemismos. Contudo, a partir da exploração antrópica de suas áreas florestais, atualmente o Bioma está reduzido a 8% de sua extensão territorial original e muitas espécies correm risco de extinção, tornando as Unidades de Conservação (UCs) agentes indispensáveis na preservação desta enorme e linda biodiversidade. No Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), localizado em 14 municípios do Estado do Paraná, é a maior UC do Sul do país, essencial não apenas para a preservação de diversas espécies de aves e mamíferos, mas também como espaço destinado às pesquisas, manutenção de fatores abióticos, ecoturismo e desenvolvimento de ações ambientais de cunho educativo. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver o protótipo de um aplicativo móvel em forma de cartilha descritiva, com as informações ecológicas e curiosidades das principais espécies de aves e mamíferos presentes na unidade, voltado para a Educação Ambiental (EA), a fim de sensibilizar turistas, a comunidade local e educandos da Educação Básica acerca da importância da avi e mastofauna para os ecossistemas. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura para a caracterização ecológica, através da análise de capítulos de livros de anatomia e fisiologia animal, documentos do Ministério do Meio Ambiente e do ICMBio, artigos científicos e informações de pesquisas internas disponibilizadas pela própria instituição. Para a caracterização ecológica das espécies, foram utilizadas 31 espécies de mamíferos e 5 espécies de aves do PNI. A partir disso, constatou-se que das 31 espécies de mamíferos descritas, 10 encontram-se Vulneráveis (VU), 18 Menos Preocupante (LC), 1 Quase Ameaçada (NT) e 2 (duas) com Dados Insuficientes (DD), enquanto das 5 espécies de descritas, 3 destas apresentam algum tipo de ameaça mesmo na UC, e 2 (duas) encontram-se em estado pouco preocupante de extinção, de acordo com classificação da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Diante do exposto, é inegável a importância da UC para a conservação da fauna, uma vez que estes organismos têm importância para todas as esferas sociais e para a vida como um todo, em especial o PNI, que atua como um verdadeiro herói da Mata Atlântica, não apenas em um viés ambiental, mas em múltiplas esferas, sociais, promovendo bem-estar, conexão com a natureza, qualidade de vida, disponibilidade e riqueza em recursos alimentícios e hídricos, além de atuar em conjunto com a EA, fortalecendo assim o despertar individual e coletivo ao cuidado com os recursos naturais e sua indispensável relevância para a sobrevivência e estabelecimento da vida na Terra. Ademais, espera-se que este trabalho fomente novas pesquisas de divulgação científica e tecnologia, de modo a integrar a ampla revisão de literatura utilizada com os crescentes avanços tecnológicos, garantindo que este vasto conhecimento não se restrinja apenas às portas do mundo acadêmico. |
Abstract: | The Atlantic Forest Biome has the greatest biodiversity in the world, with more than 893 species of birds and 250 species of mammals, besides high rates of endemism. However, due to human exploitation of its forested areas, the Biome has been reduced to 8% of its original territorial extension and many species are at risk of extinction, making Conservation Units (CUs) indispensable agents in the preservation of this enormous and beautiful biodiversity. In Brazil, the Iguaçu National Park (PNI), located in 14 municipalities of the State of Paraná, is the largest CU in the South of the country, essential not only for the preservation of several species of birds and mammals, but also as a space for research, maintenance of abiotic factors, ecotourism and development of environmental actions of educational nature. Therefore, this work aimed to develop the prototype of a mobile application in the form of a descriptive booklet, with ecological information and curiosities of the main species of birds and mammals present in the unit, focused on Environmental Education (EE), in order to sensitize tourists, the local community and students of basic education about the importance of avian and mammalian fauna for ecosystems. For this, a systematic literature review was carried out for the ecological characterization, through the analysis of chapters of books on animal anatomy and physiology, documents from the Ministry of Environment and ICMBio, scientific articles and information from internal research made available by the institution itself. For the ecological characterization of the species, 31 mammal species and 5 bird species from PNI were used. From this, it was found that of the 31 mammal species described, 10 are Vulnerable (VU), 18 Least Concern (LC), 1 Near Threatened (NT) and 2 (two) with Insufficient Data (DD), while of the 5 species described, 3 of these have some kind of threat even in the UC, and 2 (two) are in a state of low concern for extinction, according to the classification of the Red List of the International Union for Conservation of Nature (IUCN). In view of the above, the importance of the UC for the conservation of fauna is undeniable, since these organisms are important for all social spheres and for life as a whole, especially the PNI, which acts as a true hero of the Atlantic Forest, not only in an environmental bias, but in multiple, social spheres, promoting well-being, connection with nature, quality of life, availability and wealth in food and water resources, in addition to acting in conjunction with the EE, thus strengthening the individual and collective awakening to the care of natural resources and their indispensable importance for the survival and establishment of life on Earth. Moreover, it is hoped that this work will foster new research on scientific dissemination and technology, in order to integrate the broad literature review used with the growing technological advances, ensuring that this vast knowledge is not restricted only to the doors of the academic world. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31853 |
Aparece nas coleções: | DV - Licenciatura em Ciências Biológicas |
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