Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Camila de Souza Lima de-
dc.date.accessioned2023-07-19T18:17:09Z-
dc.date.available2023-07-19T18:17:09Z-
dc.date.issued2022-05-06-
dc.identifier.citationANDRADE, Camila de Souza Lima de. "O Pão Nosso de Cada Dia (1978): as materialidades simbólicas da resistência cotidiana na obra de Anna Bella Geiger. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31843-
dc.description.abstractIn Brazil, from the 60s onwards, between the contestations of counterculture, social movements and themilitary dictatorship, artistic proposals turned to productions and narratives that had as their theme politics, culture, the body, otherness and others aspects of everyday life. Artists sought to break with art without engagement and brought creations based on new technologies that were accessible at the time,trying to subvert contemporary languages. In this scenario, the Brazilian artist Anna Bella Geiger standsout, whose works bring issues of identity, sócio-political representation and denunciation of theauthoritarianism of the historical moment in which the country and Latin America were passing through. The objective of this research is to understand how Geiger uses in his work “O Pão Nosso de Cada Dia” (1978), the materialities, techniques and technologies, to question and give new meaning to cultural, social, political and everyday systems. Garcia Canclini (1997) states that the ideas of the aesthetic avant-gardes and modern art did not problematize politics and the need to change the social scenario,as the market system was very repressed. Artists sought ways to fight against this standardized and linear artistic current, making manifestos and experiments, not crystallizing the styles and “isms” globalized by the political and social market. Authors such as Garcia Canclini and Stuart Hall help to understand the relationships between art and culture, identity, representation and new technological mediations in the construction of a more democratic and egalitarian world. The research intends to reflect on the trajectory of Anna Bella Geiger and the way in which her works interrogate the borders, the geopolitical limits, giving new meaning, especially with “O Pão Nosso de Cada Dia” (1978), the daily life and the Brazilian society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectGeiger, Anna Bella, 1933-pt_BR
dc.subjectArte moderna - Séc. XXpt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectFotografia - Aspectos políticos - Brasilpt_BR
dc.subjectFotografia - Exposição - Séc. XXpt_BR
dc.subjectMediação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectComunicação na artept_BR
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.subjectArt, Modern - 20th centurypt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectPhotography - Political aspects - Brazilpt_BR
dc.subjectPhotography - Exposure - 20th centurypt_BR
dc.subjectMediation - Social aspectspt_BR
dc.subjectCommunication in artpt_BR
dc.subjectArt and technologypt_BR
dc.title“O Pão Nosso de Cada Dia” (1978): as materialidades simbólicas da resistência cotidiana na obra de Anna Bella Geigerpt_BR
dc.title.alternative“O Pão Nosso de Cada dia” (1978): the symbolic materialities of daily resistence in the work of Anna Bella Geigerpt_BR
dc.title.alternativeO Pão Nosso de Cada Dia (1978): as materialidades simbólicas da resistência cotidiana na obra de Anna Bella Geigerpt_BR
dc.title.alternativeO Pão Nosso de Cada dia (1978): the symbolic materialities of daily resistence in the work of Anna Bella Geigerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, a partir dos anos 60, entre as contestações da contracultura, os movimentos sociais e a ditadura militar, as propostas artísticas voltaram-se para produções e narrativas que tinham como tema a política, a cultura, o corpo, a alteridade e outros aspectos da vida cotidiana. Os artistas procuravam romper com a arte sem engajamento e trouxeram criações baseadas nas novas tecnologias que estavam acessíveis no período, tentando subverter as linguagens contemporâneas. Destaca-se, nesse cenário, a artista brasileira Anna Bella Geiger, cujos trabalhos trazem questões de identidade, de representação sócio-política e de denúncia do autoritarismo do momento histórico em que o país e a América Latina estavam transpondo. O objetivo dessa pesquisa é entender como Geiger aciona em seu trabalho “O Pão Nosso de Cada Dia” (1978), as materialidades, técnicas e tecnologias, para questionar e ressignificar os sistemas culturais e sociais, bem como a política e o cotidiano. Garcia Canclini (1997) afirma que as ideias das vanguardas estéticas e da arte moderna não problematizavam a política e a necessidade de mudança do cenário social, pois o sistema do mercado era muito reprimido. Os artistas buscavam modos de lutar contra essa corrente padronizada e linear artística, fazendo manifestos e experimentações, deixando de cristalizar os estilos e “ismos” globalizados pelo mercado político e social. Autores como Garcia Canclini e Stuart Hall ajudam a compreender as relações entre arte e cultura, identidade, representação e as novas mediações tecnológicas na construção de um mundo mais democrático e igualitário. A pesquisa pretende refletir sobre a trajetória de Anna Bella Geiger e a maneira como suas obras interrogam as fronteiras, os limites geopolíticos, ressignificando, especialmente, com “O Pão Nosso de Cada Dia” (1978) o cotidiano e a sociedade brasileira.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1009325343298104pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee1Estevam, Joelma Zambão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154284309071641pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0990-0892pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee3Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
materialidadessimbolicasresistenciageiger.pdf4,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons