Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sonia de Souza e-
dc.date.accessioned2023-07-18T16:54:09Z-
dc.date.available2023-07-18T16:54:09Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Sonia de Souza e. Perspectivas teórico-filosóficas sobre a inteligência artificial à luz de Pierre Lévy: ontologia, desenvolvimento e possibilidades em processos educacionais. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31795-
dc.descriptionAcompanha: Possibilidades da inteligência artificial na educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe insertion of Digital Technologies (DT) in educational processes demands theoretical-philosophical studies with a view to supporting research that seeks to understand its impact on the contemporary society that is established at a speed never seen before. Among these technologies, Artificial Intelligence (AI) and its supports occupy a prominent space given the volume of applications and demands of society. In this bias, the present study is directed to the Teaching of Mathematics and the objective is to seek understandings and approaches in Lévy’s works that support the use of information and communication technologies in education and to establish discussions about the possibilities of inserting AI. Faced with the challenge of teaching and integrating the areas of education and technology in Mathematics and Science Teaching, in general, the conceptual backdrop for the present investigation is designed, namely: What theoretical-philosophical approaches are revealed in the works of Pierre Lévy and that can shed light on reflection on the insertion of AI in educational processes? To answer this question, a qualitative and exploratory research was carried out, through a Literature Review. To this end, the work had Lévy’s notions as one of the main objects of analysis, which proposes theoretical reflections on AI from educational and theoretical-philosophical perspectives. These perspectives, in general terms, can outline conditions of possibility and ways in which the use of AI can cause impacts and provide transformations that are related to the contemporary informational society. As final considerations on the research, in the light of Lévy’s philosophical thought on the researched subject, we sought to establish relationships with his work, pointing out the understandings and connections between the ontological, epistemological and axiological aspects in the trajectory of AI as a way of presenting the possibilities of its insertion in educational processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectInteligência artificial - Aplicações educacionaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectComputadores - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectLévy, Pierre, 1956-pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectArtificial intelligence - Educational applicationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectComputers - Social aspectspt_BR
dc.titlePerspectivas teórico-filosóficas sobre a inteligência artificial à luz de Pierre Lévy: ontologia, desenvolvimento e possibilidades em processos educacionaispt_BR
dc.title.alternativeTheoretical-philosophical perspectives on artificial intelligence in the light of Pierre Lévy: ontology, development and possibilities in educational processespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA inserção de Tecnologias Digitais (TD) nos processos educacionais demanda estudos teórico-filosóficos com vistas a dar sustentação às pesquisas que busquem compreender o seu impacto na sociedade contemporânea que se estabelece numa velocidade nunca antes vista. Entre essas tecnologias, a Inteligência Artificial (IA) e seus suportes ocupam espaço de destaque dado o volume de aplicativos e demandas da sociedade. Neste viés, o presente estudo está direcionado ao Ensino de Matemática e o objetivo é buscar compreensões e abordagens nas obras de Lévy que sustentam uso das tecnologias da informação e comunicação na educação e estabelecer as discussões sobre as possibilidades de inserção da IA. Frente ao desafio de ensinar e integrar as áreas de educação e tecnologia no Ensino da Matemática e Ciências, de um modo geral desenha-se o pano de fundo conceitual para a presente investigação, a saber: Quais abordagens teórico-filosóficas se revelam nas obras de Pierre Lévy e que podem trazer luz a reflexão sobre a inserção da IA em processos educacionais? Para responder a esse questionamento, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, por meio de uma Revisão de Literatura. Para tanto, o trabalho teve como um dos principais objetos de análise as noções de Lévy, que propõe reflexões de ordem teórica sobre a IA a partir das perspectivas educacionais e teórico-filosóficas. Essas perspectivas, em linhas gerais, podem delinear condições de possibilidade e caminhos em que a utilização da IA pode causar impactos e proporcionar transformações que se relacionam com a sociedade informacional contemporânea. Como considerações finais sobre a pesquisa, procurou-se à luz do pensamento filosófico de Lévy sobre o assunto pesquisado estabelecer relações com sua obra, apontando as compreensões e conexões entre os aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos na trajetória da IA como forma de apresentar as possibilidades de sua inserção em processos educacionais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9264-7722pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3914195189894689pt_BR
dc.contributor.advisor1Kalinke, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5484-1724pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8579058312261603pt_BR
dc.contributor.referee1Vianna, Carlos Roberto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1889-0753pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5000796701369816pt_BR
dc.contributor.referee2Kalinke, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5484-1724pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8579058312261603pt_BR
dc.contributor.referee3Bicudo, Maria Aparecida Viggiani-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3533-169Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1432728078910527pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inteligenciaartificialpierrelevy.pdf8,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
inteligenciaartificialpierrelevy_produto.pdf5,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons