Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31795
Título: Perspectivas teórico-filosóficas sobre a inteligência artificial à luz de Pierre Lévy: ontologia, desenvolvimento e possibilidades em processos educacionais
Título(s) alternativo(s): Theoretical-philosophical perspectives on artificial intelligence in the light of Pierre Lévy: ontology, development and possibilities in educational processes
Autor(es): Silva, Sonia de Souza e
Orientador(es): Kalinke, Marco Aurélio
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Ensino auxiliado por computador
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Tecnologia educacional
Computadores - Aspectos sociais
Lévy, Pierre, 1956-
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Methodology
Computer-assisted instruction
Artificial intelligence - Educational application
Educational technology
Computers - Social aspects
Data do documento: 31-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Sonia de Souza e. Perspectivas teórico-filosóficas sobre a inteligência artificial à luz de Pierre Lévy: ontologia, desenvolvimento e possibilidades em processos educacionais. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A inserção de Tecnologias Digitais (TD) nos processos educacionais demanda estudos teórico-filosóficos com vistas a dar sustentação às pesquisas que busquem compreender o seu impacto na sociedade contemporânea que se estabelece numa velocidade nunca antes vista. Entre essas tecnologias, a Inteligência Artificial (IA) e seus suportes ocupam espaço de destaque dado o volume de aplicativos e demandas da sociedade. Neste viés, o presente estudo está direcionado ao Ensino de Matemática e o objetivo é buscar compreensões e abordagens nas obras de Lévy que sustentam uso das tecnologias da informação e comunicação na educação e estabelecer as discussões sobre as possibilidades de inserção da IA. Frente ao desafio de ensinar e integrar as áreas de educação e tecnologia no Ensino da Matemática e Ciências, de um modo geral desenha-se o pano de fundo conceitual para a presente investigação, a saber: Quais abordagens teórico-filosóficas se revelam nas obras de Pierre Lévy e que podem trazer luz a reflexão sobre a inserção da IA em processos educacionais? Para responder a esse questionamento, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, por meio de uma Revisão de Literatura. Para tanto, o trabalho teve como um dos principais objetos de análise as noções de Lévy, que propõe reflexões de ordem teórica sobre a IA a partir das perspectivas educacionais e teórico-filosóficas. Essas perspectivas, em linhas gerais, podem delinear condições de possibilidade e caminhos em que a utilização da IA pode causar impactos e proporcionar transformações que se relacionam com a sociedade informacional contemporânea. Como considerações finais sobre a pesquisa, procurou-se à luz do pensamento filosófico de Lévy sobre o assunto pesquisado estabelecer relações com sua obra, apontando as compreensões e conexões entre os aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos na trajetória da IA como forma de apresentar as possibilidades de sua inserção em processos educacionais.
Abstract: The insertion of Digital Technologies (DT) in educational processes demands theoretical-philosophical studies with a view to supporting research that seeks to understand its impact on the contemporary society that is established at a speed never seen before. Among these technologies, Artificial Intelligence (AI) and its supports occupy a prominent space given the volume of applications and demands of society. In this bias, the present study is directed to the Teaching of Mathematics and the objective is to seek understandings and approaches in Lévy’s works that support the use of information and communication technologies in education and to establish discussions about the possibilities of inserting AI. Faced with the challenge of teaching and integrating the areas of education and technology in Mathematics and Science Teaching, in general, the conceptual backdrop for the present investigation is designed, namely: What theoretical-philosophical approaches are revealed in the works of Pierre Lévy and that can shed light on reflection on the insertion of AI in educational processes? To answer this question, a qualitative and exploratory research was carried out, through a Literature Review. To this end, the work had Lévy’s notions as one of the main objects of analysis, which proposes theoretical reflections on AI from educational and theoretical-philosophical perspectives. These perspectives, in general terms, can outline conditions of possibility and ways in which the use of AI can cause impacts and provide transformations that are related to the contemporary informational society. As final considerations on the research, in the light of Lévy’s philosophical thought on the researched subject, we sought to establish relationships with his work, pointing out the understandings and connections between the ontological, epistemological and axiological aspects in the trajectory of AI as a way of presenting the possibilities of its insertion in educational processes.
Descrição: Acompanha: Possibilidades da inteligência artificial na educação
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31795
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inteligenciaartificialpierrelevy.pdf8,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
inteligenciaartificialpierrelevy_produto.pdf5,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons